O presidente do Sindicato dos Professores de Santiago (Siprofis) aproveita o Dia Internacional da Educação, que se celebra hoje, 24 de Janeiro, para transmitir uma mensagem de esperança e determinação à classe docente e à sociedade cabo-verdiana.
Neste dia que o sindicalista considera especial, marcado pela votação global final do PCFR – Estatuto do Pessoal Docente pelos deputados cabo-verdianos de todos os partidos políticos, Abraão Borges “manifesta a expectativa de que prevaleça o consenso entre as bancadas”.
O líder do “maior sindicato de professores” da Federação Cabo-verdiana dos Professores (FECAP) e responsável principal da Internacional Educação para África – Zona 2, reiterou a importância da revisão de pontos do estatuto que possam limitar o desenvolvimento profissional dos professores ou criar entraves ao desenvolvimento na carreira docente.
Abraão Borges destacou a urgência de garantir que os direitos dos professores sejam plenamente respeitados, com ênfase na melhoria salarial, uma reivindicação que ele espera ver concretizada até o final do primeiro trimestre de 2025.
“O Dia Internacional da Educação de 2025 deve ser lembrado como um marco de conquistas para a classe docente, reflectindo a dignidade e o reconhecimento de sua importância”, realça a mensagem.
Nesta linha, o sindicalista reforça o compromisso do Siprofis com a defesa dos direitos dos professores e com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, contribuindo para o fortalecimento da sociedade cabo-verdiana.
O sindicato espera que o consenso alcançado na Assembleia Nacional, neste 24 de Janeiro, represente um marco histórico para a educação em Cabo Verde, beneficiando especialmente os professores.
Ao Governo, exortou que cumpra com os compromissos assumidos, designadamente as promoções e melhorias salariais, pagamento do subsídio pela não redução da carga horária, garantia de acesso à mudança de nível de forma concreta e célere e apelou a promulgação do diploma do PCFR pelo Presidente da República, “encerrando a longa ansiedade vivida pelos professores e celebrando a educação como prioridade nacional”.
Abraão Borges foi eleito responsável principal da Zona 2 da Internacional Educação para África, durante a 10ª conferência realizada na África do Sul, onde, também participou na assembleia constitutiva da Comunidade Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE).
Composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, esta rede fortalece a representação internacional dos professores cabo-verdianos e amplia a sua voz nos debates globais sobre educação.
O Dia Internacional da Educação foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018, e data ressalta o papel essencial da educação na promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments