sábado, 02 agosto 2025

A ATUALIDADE

Brava: Encarregados de educação pedem “mais firmeza e atenção” na segurança da Escola Eugénio Tavares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pais encarregados da educação, dos alunos da Escola Eugénio Tavares, na Brava, apelaram hoje a “mais firmeza e atenção” na segurança do estabelecimento de ensino, por parte dos responsáveis.

Na manhã de hoje, centenas de pais e encarregados de educação participaram numa reunião no auditório da Escola Eugénio Tavares, que teve como objectivo fazer o balanço dos resultados dos alunos no primeiro trimestre, mas também ouvir opiniões dos pais em relação à segurança na escola.

Em declarações à Inforpress, a encarregada de educação Benvinda Burgo Pinto apelou a mais controlo no portão de entrada do estabelecimento, por parte dos responsáveis, tendo em conta que, segundo a mesma, quando as crianças vão para a escola os pais ficam confiantes que os filhos estão seguros.

“Na minha opinião, no portão da escola deveria haver um porteiro permanente para controlar o movimento e a entrada e saída de qualquer um neste estabelecimento de ensino”, sugeriu.

Todavia, a educadora também sublinhou que os pais e encarregados de educação devem acompanhar de perto os seus filhos, em casa e não só, fazendo de tudo para que os mesmos tenham uma boa educação.

O encarregado Juvino de Pina, por seu lado, que também partilha da mesma ideia na questão de ter mais segurança no portão de entrada, realçou que os pais devem educar e acompanhar sempre na educação dos seus filhos.

“O nosso direito é transmitir mais valores de bom comportamento às nossas crianças, perante a sociedade, porque posso afirmar que os pais de actualmente estão bastante frouxos na educação dos meninos”, referiu a mesma fonte. 

No entanto, continuou, na escola também devem reforçar a segurança para evitar incidentes semelhantes ao que aconteceu no início do mês, neste recinto escolar.

Por sua vez, o delegado do Ministério da Educação na Brava, Vergílio Lopes, lamentou o sucedido do passado dia 09 de corrente mês, em que aluno disparou acidentalmente uma arma de fogo contra um colega, no recinto escolar, sublinhando que é normal que os pais fiquem preocupados e com interesse em ter “uma escola mais segura”.

No entanto, o delegado garantiu que sempre existiu um trabalho no sentido de ter “uma escola mais segura”, juntamente com a delegação, direção de agrupamento, mas também da Polícia Nacional, no sentido de se ter um estabelecimento de ensino seguro.

Neste sentido, o delegado realçou que para tal todas as comunidades educativas deverão estar envolvidas e considerou ainda que a educação deve iniciar-se primeiramente dentro de casa.

A Semana com Inforpress

Em relação aos familiares e alunos envolvidos no incidente do dia 09 de Janeiro, Vergílio Lopes assegurou que a comunidade educativa tem estado a acompanhar de perto o desenvolvimento do caso e oferecendo todo o suporte necessário, tendo em conta que todos são vítimas.

O adolescente de 14 anos terá disparado, na passada quinta-feira, 09, alegadamente acidentalmente uma arma de fogo, contra o seu amigo, ferindo-o no pescoço, sendo este transportado de imediato para o Hospital São Francisco de Assis, no Fogo.

Apresentados às autoridades judiciais, no dia seguinte, o pai do adolescente ficou sujeito a aguardar o julgamento na cadeia civil da ilha do Fogo, enquanto o menor foi conduzido para o internamento no Centro Socioeducativo Orlando Pantera, na cidade da Praia.

Segundo informações médicas, a vítima está fora de perigo, entretanto foi novamente transferida para o Hospital Universitário Agostinho Neto, na cidade da Praia, onde devia ser operada para remoção da bala alojada na região do pescoço.

Neste momento, a Inforpress apurou que o adolescente já foi operado e retirada a bala, no entanto continua internado e em recuperação no Hospital Universitário Agostinho Neto.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
22 hours 35 minutes

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
1 day 4 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
1 day 6 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos