sábado, 02 agosto 2025

A ATUALIDADE

Universidade de Cabo Verde tem apostado fortemente na investigação - Reitor

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Arlindo Barreto, considerou hoje que a instituição tem apostado "fortemente" na investigação, com elaboração de vários projectos, visando passar de uma universidade de ensino para uma universidade virada a investigação.

Arlindo Barreto falava aos jornalistas, momentos antes, de presidir à cerimónia de celebração do 18º aniversário da Universidade de Cabo Verde, que, a seu ver, desde a sua criação tem dado “passos significativos” com um aumento considerável da diversificação dos cursos, com o aumento da formação dos docentes e também na capacitação do pessoal técnico-administrativo.

Para o reitor da universidade pública, a investigação é um “pilar central”, de uma universidade, por isso, conforme explicou, a Uni-CV tem apostado “fortemente” na investigação, buscando parcerias para ultrapassar os desafios concernentes à sua sustentabilidade.

“A investigação exige recursos, sem esses recursos nós não temos laboratórios, não temos acervos bibliotecários e, portanto, nós temos estado com parcerias, com projectos, temos estado a dar volta a isso”, assegurou.

Na ocasião destacou a elaboração do projecto que já está em curso, o projecto Ciência Cidadã que tem por objectivo ajudar os agricultores a identificarem as pragas.

Destacou ainda, a criação do projecto “Cafuca”, que, segundo disse, visa a utilização de painéis fotovoltaicos para a iluminação, servindo as pessoas que habitam em comunidades sem electricidade.

Por seu turno, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, afirmou que a Universidade de Cabo Verde, sendo uma universidade pública, não enfrenta a problemática da sustentabilidade, porque, conforme disse, esta instituição é sustentada pelo Estado de Cabo Verde.

“O Orçamento do Estado contempla verbas para o funcionamento da Universidade de Cabo Verde, os gastos de funcionamento estão dentro dos níveis que nós consideramos aceitáveis, naturalmente que a Universidade exige sempre mais, mas o Estado também está de acordo que é preciso dar mais, mas em função das possibilidades do próprio país”, frisou o ministro.

Entretanto, Amadeu Cruz considerou que é preciso rever o sistema de financiamento tanto das Universidades Públicas como das Privadas, garantindo assim uma universidade mais sólida e capaz de responder aos desafios de desenvolvimento de Cabo Verde.

O governante informou ainda que já estão a trabalhar em conjunto com a reitoria para ver se, no próximo ano, a Universidade de Cabo Verde passa a ter a Faculdade de Ciências Médicas.

A Universidade de Cabo Verde foi criada a 20 de Novembro de 2006, resultou da integração de três instituições de ensino superior pré-existentes: o Instituto Superior de Educação (ISE), o Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR) e o Instituto Nacional de Administração e Gestão (INAG).

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
22 hours 27 minutes

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
1 day 4 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
1 day 6 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos