domingo, 03 agosto 2025

A ATUALIDADE

Gabão confirma em referendo aprovação de nova Constituição

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Gabão aprovou uma nova Constituição, em referendo popular realizado no sábado, com 91% de votos a favor de uma lei fundamental para o país, anunciou hoje o ministro do Interior, Hermann Immongault.

O referendo decorreu no sábado, com uma taxa de participação dos eleitores estimada em 53,5% e uma votação favorável expressiva de 91%, embora os dados finais só devam ser confirmados pelo Tribunal Constitucional.

O Presidente de transição do Gabão, o general Brice Oligui Nguema, tinha prometido devolver o poder aos civis no final do processo de transição – depois do golpe de Estado de 2023 - e não escondeu a sua intenção de concorrer e ganhar as eleições presidenciais previstas para agosto de 2025.

O projeto de Constituição do Gabão foi tornado público em outubro e o referendo popular era uma das etapas fundamentais para a devolução do poder aos civis.

Entre outras premissas, a nova lei fundamental consagra um mandato de sete anos, renovável uma única vez, com um sistema presidencial com fortes poderes executivos e sem primeiro-ministro.

O seu segundo artigo consagra a subida ao poder da junta liderada pelo general Oligui em 30 de agosto de 2023, com a introdução de um “dia da libertação” para assinalar a queda da dinastia Bongo após 55 anos no poder.

Várias das disposições do texto são intangíveis e não podem ser alteradas “independentemente de quaisquer futuras revisões da Constituição”.

Entre elas, o limite de dois mandatos para o cargo de Presidente da República, o método de eleição por sufrágio universal direto e o casamento reservado a dois indivíduos do sexo oposto.

As condições de elegibilidade, que tinham suscitado polémica após a circulação de um primeiro projeto de texto que reservava qualquer candidatura à Presidência exclusivamente aos gaboneses nascidos de pais gaboneses, foram flexibilizadas.

O texto exige agora que os candidatos sejam única e exclusivamente gaboneses, nascidos de pelo menos um progenitor gabonês e casados com um gabonês.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
1 day 17 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
1 day 23 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
2 days 1 hour

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos