A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Porto Novo, Santo Antão, enalteceu esta segunda-feira o facto de os produtos transformados por esta associação terem muita preferência na diáspora, sobretudo em Portugal e França.
A presidente da Amupal confirmou à Inforpress o facto de os produtos transformados por esta associação, com sede em Águas das Caldeiras, no Planalto Leste, como licores, doces e compotas, serem muito preferidos pelos emigrantes radicados nesses países.
Por isso, Josefa Sousa, que se deslocou hoje (28/10) a Portugal para participar numa formação sobre a agroecologia, disse ter levado consigo produtos Amupal que estarão patentes numa mostra nesse país, onde a qualidade desses produtos tem sido apreciada, sobretudo pelos emigrantes.
Também, na França tem havido interesse da diáspora cabo-verdiana e dos turistas nos produtos transformados por esta associação de mulheres, que pondera a possibilidade de enviar produtos para aquele país.
Os produtos Amupal ostentam o selo de origem atribuído aos produtos genuínos de Santo Antão e pensa obter um outro também o selo SPG (sistema participativo de garantia), destinado a produtos originários dos parques naturais desta ilha.
Estes certificados podem ajudar esses produtos a conquistar o mercado europeu, segundo Josefa Sousa.
A Amupal, que tem no seu seio cerca de 40 mulheres, dispõe de uma unidade de transformação de produtos que produz doces, licores, compotas, também muito apreciadas em Cabo Verde.
Esta associação tem em carteira um projecto de produção de vinhos no Planalto Leste, aproveitando a produção de uvas nessa localidade, também com grande potencial ainda na produção de outras frutas, como marmelo, goiaba e maçã.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments