quinta-feira, 18 abril 2024

S SOCIAL

Praia: Reclusos aderem ao projecto musical “Libertason” como terapia no processo de reintegração social

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os reclusos da Cadeia Central da Praia participaram  esta sexta-feira do projecto musical “Libertason”, que tem como objectivo dotar-lhes de conhecimento e competências técnicas da música como ferramenta terapêutica no processo de reintegração social e reabilitação.

O encerramento do projecto musical “Libertason” aconteceu hoje na Cadeia Central da Praia à margem da entrega de certificados aos agentes de segurança prisional pela conclusão da formação em Planeamento e Gestão Prisional.

A actuação musical dos jovens reclusos contou com a presença da ministra da Justiça, Joana Rosa, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente. 

Tendo a ministra Joana Rosa enaltecido o projecto e a sua importância para os reclusos que, segundo a mesma, trará “ganhos e impactos" para o sistema prisional em Cabo Verde.

Exteriorizar-se através da música e poesia o sentimento que os reclusos têm hoje, é por isso que estamos a trabalhar a reinserção social, de intensificar a parte cultural, preparar o recluso para a vida fora do estabelecimento prisional”, assegurou.

Conforme a governante, são músicas que acabam por descrever aquilo que é a vida dos reclusos, da mágoa e do sentimento das respectivas famílias e a finalidade, garantiu Joana Rosa, é que depois do “cumprimento da pena possam dar continuidade à música”.

Afiançou a mesma fonte que a ideia é que mais à frente se crie um espaço para actuação desses reclusos para que as comunidades possam entender a reinserção social.

Foram cerca de 16 reclusos que puderam se envolver dentro desse projecto ‘Libertason’ com várias músicas que estão a fazer sucesso nas redes sociais”, declarou.

O projecto terminou com a realização de um álbum financiado em 800 mil escudos pelo Ministério da Cultura.

 

A Semana com Inforpress

 

10 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 13 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 13 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
7 days 10 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências