domingo, 08 setembro 2024

S SOCIAL

Instituto Camões comemora XX aniversário de cooperação com Universidade de Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Camões- O centro de Língua Portuguesa comemorou, nesta quarta-feira, 6, no auditório da Escola de Negócios e Governação, campus do Palmarejo, na Cidade da Praia, o vigésimo aniversário de cooperação com a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV).

O evento comemorativo foi inaugurado com a comunicação da reitora da universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Judite Medina do Nascimento, seguida de intervenções do presidente dos Camões-Instituto da cooperação e da língua, embaixador Luís Faro Ramos. A sessão teve a moderação da professora Antonieta Lopes.

Durante a cerimônia de abertura foram debatidos temas como “Cooperação e Desenvolvimento-Quarenta anos de Ensino Superior em Cabo Verde” e “Centro de língua Portuguesa- Vinte anos em retrospetiva».

O presidente dos Camões-Instituto da cooperação e da língua, embaixador Luís Faro Ramos, fez referência ao programa resgate, afirmando que esta recupera sinais vitais do passado para iluminar o futuro. “Com este programa basicamente o que está aqui em causa é digitalizar um grande acervo sobre a vida de Cabo Verde no período colonial na época antes da independência, designadamente nos séculos XVII e XIX. Tem que se digitalizar este material e trazê-lo para aqui para o arquivo Nacional de Cabo Verde e possibilitar a estudantes e investigadores que conheçam assim melhor a sua história”, acentua.

“Nos temos a tendência em pensar que os centros de língua Portuguesa fazem sentido fora do mundo de Língua Portuguesa. Em países que o Português é considerado como a língua segunda faz sentido que nós podemos apoiar e é o que temos feito ao longo dos anos. Espera-se para o próximo ano continuar a fazer um trabalho que temos efetuado tanto na cooperação para o desenvolvimento, como na cultura e na Língua. Os planos são cumprir e bem o que está no plano estratégico de cooperação e através de uma cooperação constante desempenhar o papel da embaixada e da nossa estrutura desempenha em Cabo Verde”, afirma o embaixador.

O Camões-Centro de Língua Portuguesa, na cidade da Praia, foi criada em 1999, ao abrigo de um protocolo de cooperação firmado entre o antigo instituto superior de Educação (ISE) e o instituto Camões. Assinala-se, em 2019, vinte anos de djunta-mon em prol da educação e da formação de professores de língua portuguesa no contexto Cabo-verdiano.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

D. G. WOLF
4 days 8 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
8 days 10 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

António
10 days 4 hours

Abro radio e tv oiço aplicacao de milhões e milhoes escudos , de um momento para outro. Cifrões serios e não serios

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos