terça-feira, 19 março 2024

I INTERNACIONAL

EUA: 10.000 cm2 de pele para salvar 15 queimados na erupção vulcânica na Nova Zelândia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Entre as vítimas da erupção do vulcão Wharaari, na segunda maior ilha da Nova Zelândia, estão vinte pessoas que escaparam mas com queimaduras extensas que atingiram até 80 por cento da pele. A precisar de pele humana para sobreviverem, o socorro de urgência veio da solidariedade internacional, com uma instituição americana a enviar dez mil centímetros quadrados (ou cem metros quadrados) de pele humana extraída de doadores e conservada em bancos de peles como recomenda a OMS.
.

As vítimas eram turistas estrangeiros e em menor número turistas e guias neozelandeses em visita à White Island/Ilha Branca (Wharaari em língua maori,) na segunda-feira, 9.

Sábado, o balanço das autoridades neozelandesas dava dezasseis pessoas mortas. A tentativa de recuperar os corpos está a revelar-se difícil dada a atividade contínua do vulcão.

As vinte pessoas que sofreram extensas queimaduras precisam urgente de transplantes de pele.

Esgotado o banco de dados nacional, a Nova Zelândia teve de recorrer à solidariedade internacional. A vizinha Austrália enviou 200 cm2… Dos Estados Unidos veio a maior quantidade.

“Uma catástrofe internacional existe uma grande quantidade de pele. Desta vez, tínhamos disponível a quantidade necessária e pudemos responder de imediato”, explicou à reportagem do Washington Post no sábado, a diretora do maior banco de peles dos Estados Unidos, Diane Wilson.

Os bancos de peles, segundo a OMS recomenda, devem corresponder a um por 500 mil habitantes. Mas a realidade ainda está longe desse ideal.

Só nos países mais desenvolvidos há tais estruturas para resposta médica de emergência. E mesmo nesses, a exigência de 1 por meio milhão ainda está longe de ser atingida.

Fontes: Referida/Site da OMS. Foto: Vulcão em erupção

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
3 days 20 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
4 days 14 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
11 days 21 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências