quinta-feira, 28 março 2024

I INTERNACIONAL

Brasil: Maré negra atribuída a petroleiro grego, que nega

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Centenas de praias paradisíacas contaminadas, pequenos e médios empresários a sofrerem prejuízos nos negócios diretos, muitos custos económicos e ambientais ainda por calcular. Este é o resultado da maior catástrofe ambiental no nordeste brasileiro, que começou a 29 de julho. Três meses depois, a 1 de novembro, um comunicado do Ministério da Defesa, da Marinha e da Polícia Federal indica que um petroleiro grego é o responsável. Bolsonaro repetiu a acusação no dia seguinte.

A empresa Delta Tankers Ltd, sediada em Atenas, nega o envolvimento na catástrofe ambiental. No sábado, 2, em comunicado indica que a alegada fuga no Bouboulina simplesmente, e que esta é uma "acusação sem qualquer prova".

O tanker fez a sua viagem entre a Venezuela e a Malásia, "dentro do prazo" estabelecido e "sem qualquer incidente". À chegada "descarregou o total da carga, sem qualquer perda" no porto de Melaka.

A empresa Delta Tankers Ltd diz ter provas que espera vir a disponibilizar às autoridades brasieliras logo que estas as requeiram, acrescentando que até esta a empresa não foi contactada.

Peixe seguro, diz secretário das Pescas. Pescadores e consumidores desconfiam

O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, descartou na quinta-feira, 31, numa transmissão ao vivo pelo Facebook ao lado de Bolsonaro, que os peixes possam ser afetados: "O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo. Então, obviamente que você pode consumir seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente são, capitão", disse Seif Júnior dirigindo-se a Bolsonaro.

Céticos, "os pescadores não estão saindo para o mar porque a população não quer comprar. Houve notícias de que o produto estava contaminado, mas ainda não temos a resposta concreta de algum cientista", disse Sandra Lima, presidente de uma associação que reúne 1.500 pescadores no Recife. 
— -
Fontes: AFP/ Relacionado: Brasil: Maré negra atinge 2 mil km de costa – Bolsonaro aponta origem criminosa, mas PF e cientistas ainda não sabem, 17.out.019

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
13 days 4 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
13 days 22 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
21 days 6 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências