Abi Ibrahim Al-Hashimi Al-Qurashi é o chefe terrorista que se segue: Califa Ibrahim, assim anunciou na quinta-feira, 31, a organização ISIL-Estado Islâmico do Iraque e Levante.
Abi Ibrahim Al-Hashimi Al-Qurashi é o chefe terrorista que se segue: Califa Ibrahim, assim anunciou na quinta-feira, 31, a organização ISIL-Estado Islâmico do Iraque e Levante.
Na mesma ocasião, o ISIL confirmou a morte do seu líder desde 2010. Seis dias antes, o presidente dos Estados Unidos anunciara o suicídio de Abu Bakr al-Baghdadi, na madrugada de domingo quando militares dos EUA entraram no esconderijo djihadista no norte da Síria.
As primeiras imagens do assalto das tropas americanas, chegadas em helicópteros, ao complexo onde estacionavam os jihadistas comandados por Abu Bakr al-Baghdadi evidenciam a destruição dos edifícios, incluindo o último esconderijo do califa do Estado Islâmico.
O complexo destruído com explosivos "ficou como um terreno cheio de pequenas crateras", explicou o general Kenneth McKenzie, chefe do USCC-Comando Central dos EUA, em conferência na sexta-feira na capital americana.
O militar confirmou que ao lado de Baghdadi morto estavam também duas crianças mortas — emendando a notícia de que "o terrorista se suicidara após matar os três filhos". Morreram também quatro mulheres, encontradas com ’coletes suicidas’, e um homem durante a operação, confirmou o comandante da missão americana.
Interpelado, McKenzie afirmou não poder confirmar a descrição dada pelo presidente Donald Trump de que "Baghdadi morreu assustado e a chorar como um cobarde".
"Ele escondeu-se num túnel com duas crianças pequenas e fez-se explodir, enquanto as pessoas estavam na superfície", declarou o general na conferência de imprensa no Pentágono.
"Esta é a minha observação empírica daquilo que ele fez. Agora não tenho mais dados para poder confirmar algo mais sobre os seus últimos segundos. Simplesmente não posso confirmar nem se sim nem se não", completou sobre a descrição feita no domingo por Donald Trump.
Fontes: AFP/L’Express/BBC/AP. Relacionado: "Al-Baghdadi morreu" — Trump anuncia vitória dos EUA sobre líder do Estado Islâmico…, 28.out.019. Foto: Instalações do Estado Islâmico na Síria após raid na noite de sábado para domingo, em que morreram o líder Abu Bakr al-Baghdadi e o porta-voz Abu al-Hasan al-Muhajir .
Terms & Conditions
Report
My comments