Saturday, 05 July 2025

S SOCIAL

Caso de Estado Laico: Encarregados da educação recebem instruções sobre implementação de Educação Moral Religião Católica nas escolas públicas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

As autoridades públicas e católicas já estão em contactos com pais e encarregados da educação, explicando como devem preencher um modelo de declaração que está sendo distribuído sobre o ensino da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escolas públicas no presente ano lectivo 2019/2020.

Um dossier que está a provocar alguma polémica (veja o artigo neste site e petição online) já que, para os críticos, põe em causa o princípio de Estado laico, conforme estabelece a Constituição da República de Cabo Verde.

Conforme o documento a que o Asemanaonline teve acesso, a Educação Moral e Religiosa Católica é uma disciplina nova que passa a integrar a matriz curricular do 1º, 5º e 9º anos da escolaridade em 13 escolas públicas, a partir do ano lectivo 2019/2020.

O comunicado refere que o Liceu Domingos Ramos, na cidade da Praia, é uma das escolas do Estado seleccionadas pelo Ministério da Educação, onde o seu educando vai frequentar o 9º ano de escolaridade.

Salienta, no entanto, que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica é de frequência facultativa, com uma carga horária de duas aulas semanais, devendo a matrícula ou renovação da matrícula ser feita anualmente.

O documento - que vem sendo distribuído aos pais e encarregados da educação para efeito da declaração que autoriza seus educandos a se inscrevem na referida disciplina – preconiza que a anulação da matrícula ao longo do ano lectivo só é permitida mediante uma solicitação fundamentada dos pais/encarregados de educação.

«À disciplina da Educação Moral e Religiosa Católica é aplicável o disposto no regulamento interno da escola relativamente à assiduidade. Os resultados obtidos na avaliação da disciplina de EMRC não são considerados para efeito de retenção-reprovação», conclui o documento referido, que vem sendo distribuído aos pais-encarregados da educação junto das escolas públicas de Cabo Verde.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 23 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 5 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 17 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos