quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Ilha do Sal: Aumento da produção de lixo no município ultrapassa capacidade de recolha dos serviços de saneamento – vereador

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os serviços de saneamento da Câmara Municipal do Sal recolhem diariamente cerca de 180 toneladas de lixo, cujo aumento de produção de resíduos ultrapassa a capacidade de recolha do Município, segundo admitiu hoje o vereador da área.

Francisco Correia, que comanda o pelouro do saneamento e ambiente na câmara municipal, justificou o “aumento exponencial” do lixo na ilha turística com a chegada da época alta do turismo, a reabertura dos hotéis e o regresso de muita mão de obra, muitas pessoas para o Sal, que veem na ilha uma oportunidade de trabalho e negócio.

“Depois da pandemia houve uma explosão em termos de turismo, vinda de pessoas de outras ilhas e latitudes, pelo que a produção do lixo quase que duplicou”, explicou, admitindo, por outro lado, a dificuldade dos serviços de saneamento em fazer face à recolha, mormente com três camiões obsoletos e a não colaboração das pessoas quanto ao descarte do lixo de forma consciente.

“Só para se ter uma noção do lixo que se produz no Sal, o carro de lixo, com capacidade de 22 metros cúbicos (m3) dá, em cada 24 horas, cerca de oito ou nove voltas, que faz um total de 160 ou 180 m3 de lixo por dia. Esta é a razão pela qual estamos com dificuldades em termos de recolha e transporte de lixo para a lixeira. Mas estamos com boas perspectivas já que brevemente receberemos dois ou três camiões novos”, precisou.

Segundo o responsável camarário, de uma forma geral a situação do saneamento é “satisfatória”, embora no que respeita à recolha, isso esteja aquém dos objectivos preconizados pela autarquia, agravado com a situação de constantes actos de vandalização dos contentores, principalmente na cidade dos Espargos.

A mesma fonte, para quem a destruição e roubo dos contentores é um acto reprovável, esta mudança de atitude e comportamento deverá passar pelo civismo, educação ambiental e mudança de mentalidade das pessoas.

“A câmara municipal vem investindo uma quantia extremamente avultada em termos de contentores e materiais para saneamento, por isso, apelamos à população a aderir a esse projecto da câmara municipal porque é de interesse de todos nós que vivemos no Sal, visando uma ilha cada vez mais limpa”, concluiu.

Francisco Correia assegurou que ainda esta semana serão colocados mais 80 contentores nas ruas, para além de outros 200 que deverão chegar brevemente, além da perspectiva de aquisição de três camiões novos de recolha de resíduos sólidos urbanos.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 8 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 3 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 6 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos