sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

Guerra comercial vai custar entre cinco a seis décimas do PIB aos EUA e à China

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Moscovici afirmou que a posição de Donald Trump, contrária ao livre comércio, prejudica, além da China, também os EUA.

O comissário europeu para os Assuntos Económicos advertiu, este domingo, para as consequências da atitude protecionista dos EUA, afirmando que, numa guerra comercial com a China, ambos os países perderão entre cinco e seis décimas do Produto Interno Bruto (PIB).

"O protecionismo é a principal ameaça para o crescimento mundial", sublinhou Pierre Moscovici, numa entrevista à emissora "France Inter", citada pela Lusa.

Acrescentou que, desde que proliferam as tensões comerciais entre os dois países, verificou-se "uma desaceleração muito clara" da economia, que poderá ir ainda mais longe.

A União Europeia estima que, em caso de guerra comercial com a China, isso terá "um impacto muito forte de 0,5 a 0,6 pontos do PIB, tanto para a China como para os EUA".

Por isso, o Comissário Europeu lançou um apelo para que ponham fim ao que chamou uma "política do bombeiro pirómano", avança a fonte referida.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 6 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
7 days 21 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 14 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos