sábado, 21 setembro 2024

D DESPORTO

Sindep: São Vicente e Santo Antão com boa adesão dos docentes na greve

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) em S. Vicente  avalia a adesão dos professores em cerca de 70% no primeiro período da greve de hoje e em Santo Antão ( Porto novo )  aproximadamente 50%, no centro da cidade.  A greve dos docentes,  que decorre em todo território nacional, vai prolongar-se até ao amanhã,19 de Setembro, em todo o país.

Conforme avançou ao ASemanaonline o Secretário Executivo regional  da Sindep São Vicente, Nelson Cardoso, a adesão à  greve dos professores em São Vicente foi muito boa, tendo em algumas escolas contado com  a participação de todos os docentes.

Mas o sindicalista  avançou que esses dados são apenas do período da manhã, e que agora todos estão à espera dos dados referentes ao período da tarde de hoje.

Segundo acrescentou, os professores de cada escola fizeram a concentração junto dos seus respectivos estabelecimentos de ensino.

IMG-20240919-WA0017.jpg

 

Santo Antão com boa desão– A luta vai continuar 

Segundo apurou este jornal, o mesmo aconteceu em Santo Antão. Em conversa com o Secretário -executivo do Sindep no Porto Novo, João Miguel,  este avançou que houve concentração doso docentes  na Praça dos pescadores, mas relçou que nem todas as pessoas se fizeram presentes no local. Disse que contabilizou-se por volta de 30 participantes na greve no período de manhã  de hoje.

Conforme ele, caso o governo não resolva as reivindicações da classe , o sindicato já têm marcado uma nova manifestação para o   Dia  Mundial dos Professores, 5 de outubro.

IMG-20240919-WA0011.jpg

De recordar que a greve dos docentes foi mantida depois de o encontro de negociação com o Ministério da Educação, na terça-feira, 17, chegar ao fim sem  qualquer acordo.  

Segundo os sindicatos, os professores reivindicam por respeito e cumprimento dos acordos, no pagamento imediato dos subsídios pela não redução da carga horária, ao direito a um Estatuto digno de uma Classe Especial, entre outros aspectos.

Na cerimónia de arranque do ano letivo, na segunda-feira (16), o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva pediu aos Sindicatos que tenham uma "noção dos limites" da despesa pública.  

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
8 days 14 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
17 days 9 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
21 days 11 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos