quarta-feira, 03 julho 2024

D DESPORTO

França: Resultados das eleições francesas mostram vencedores e vencidos em Paris - Extrema-direita ganha  

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

O apoio ao presidente francês Emmanuel Macron caiu, com o Rassemblement National (RN) de extrema-direita a liderar as sondagens, na primeira volta de um sufrágio que vai eleger os 577 membros da Assembleia Nacional.

 

 

A confirmar-se, este resultado representaria uma subida significativa para o partido de Le Pen, anteriormente designado Frente Nacional, à medida que o apoio ao presidente centrista Emmanuel Macron diminui.Mas poderá não ser suficiente para garantir uma maioria na câmara baixa da assembleia legislastiva de França, com a Ipsos a projetar que Le Pen e os seus aliados do partido Republicanos poderão obter entre 230 e 280 lugares, pouco menos do que uma maioria absoluta de 289.

O Rassemblement National (RN), o partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, ganhou a primeira volta das eleições legislativas em França, de acordo com uma projeção da Ipsos Talan hoje (30 de junho) após o encerramento das urnas.

Segundo a sondagem, o RN poderá ter obtido 34% dos votos expressos, o que representa uma ligeira descida em relação às sondagens da semana passada, que colocavam o partido e os seus aliados em 36%.

A confirmar-se, este resultado representaria uma subida significativa para o partido de Le Pen, anteriormente designado Frente Nacional, à medida que o apoio ao presidente centrista Emmanuel Macron diminui.

 

 

A coligação Ensemble de Macron alcançou 20,3% dos votos, segundo a sondagem, o que representa uma descida em relação à situação em que se encontrava na fase equivalente das eleições legislativas de 2022, mas uma melhoria em relação às recentes eleições europeias, em que obteve apenas 14,6%.

Os partidos de esquerda, incluindo a Nova Frente Popular, uma aliança formada após a convocação das eleições a partir do Partido Socialista, dos Verdes e da França Insubmissa de Jean-Luc Mélenchon, alcançaram 28,1% dos votos, segundo a projeção.

De acordo com esses resultados, Macron poderia acabar com apenas 70-100 assentos, enquanto a Nova Frente Popular teria 125-165, num bloco de esquerda dominado pelo partido de Mélenchon, aponta a Ipsos.

Esta parece ser uma má noite para Eric Zemmour, de extrema-direita, cujo partido Reconquista caiu para menos de 1% - votos que provavelmente foram para a sua rival Le Pen, à medida que o voto de extrema-direita se consolida.

A Semana com Euronews

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Daniela Santana
5 days 8 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
5 days 12 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Antonio
16 days 9 hours

Paz à sua alma.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências