sexta-feira, 15 novembro 2024

D DESPORTO

Crise na Educação : SINDEP denuncia professores sem segurnaça social e ameaça da Inspeção da Educação a docentes que não atribuem notas aos alunos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O líder do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP)  acusou hoje, em conferênciade inrpensa,  o Minstério da Educação, na pessoa da sua Inspetora Geral, pela nota que esta enviou no dia 25 de abril aos diretores de Agrupamento das escolas,  ameaçando  a abertura do processo disciplinar a docentes que  não atribuiram  notas do segundo trimestre deste ano aos alunos. Jorge Cardoso  denunciou ainda a situção de docentes com cinco meses de salário em atraso, ao mesmo tempo que voltou  a questionar os colegas  que se encontram  novamente sem  a cobertura da segurança social pelo INPS, o que considera  ser grave para a classe docente nacional.

 

Jorge Cardoso revelou à imprensa que na próxima semana anunciará as datas para as greves nacionais dos professores para este mês de maio e as que acontecerão em junho. Ambas jornadas de luta sindical  coincidirão com o periodo de lançamento das notas gerais, que ficará  no entanto suspenso até que o governo resolva as reivindicações pendentes, com destaque para a equiparação salarial dos docentes aos quadros especiais.

No que se refere a não atribuição de notas no segundo trimestre, o presidente do SINPEP afirmou que  a Inspeção da Educação deveria saber primeiro as suas obrigações e funções  e nunca fazer condenações por quaisquer atitudes ou atos de um docente sem que este tenha sido instaurado um processo disciplinar e que tem direito à defesa até a prova contrária.

A Inspetora fez a inversão do seu papel com o do diretor nacional de Educação,em dar instruções aos gestores no desempenho das suas funções; A postura da Inspetora geral trata-se de assédio moral para com os professores visados, independentemente se os seus atos tenham cobertura legal ou não”, referiu.

 

Antevendo novas lutas sindicais, Jorge Cardoso alerta o ME para preparar novos processos disciplinares para próximos tempos ou seja no final do ano letivo a todos os docentes cabo verdianos, porque jamais baixarão a guarda nas suas legítimas reivindicações e lutas para a salvaguarda dos seus direitos que vêm sido violados sistematicamente pelo Ministério da Educação e o Governo.

Considera ainda ser um descaso para com a classe a falta de cobertura da segurancia social aos docentes pelo INPS. «O SINDEP aproveita ainda para denunciar que os professores estão novamente sem a cobertura do INPS, que consideramos ser um descaso para com a Classe». 

Qustionou  também o caso de professores com contratos de prestação de serviço com 3 a 5 meses sem receberem os seus  respetivossalários .  «Sobre o assunto a senhora Inspetora Geral finge de surda, muda e calada. Existem ainda disciplinas sem programas e sem manuais. Temos alunos a sairem à rua a manifestarem-se por excessivas avaliações que apelidaram de saturação, que também não mereceu sequer uma palavra da senhora Inspetora Geral».

Novas greves  neste mês e em junho

O lider do SINDEP aproveita para pedir o engajamento de todas as organizações sindicais, em especial de todos os docentes, para as próximas lutas que se avizinham, caso  permaneça o impasse  nas negociações  entre os diferentes sindicatos do sector da Educação e o  Governo da República.

Jorge Cardoso revelou à imprensa que na proxima semana anunciará as datas para as greves nacionais dos professores para este mês de maio e as que acontecerão em junho. Ambas jornadas de luta sindical  coincidirão com o periodo de lançamento das notas gerais, que ficará  no entanto suspenso até que o governo resolva as reivindicações pendentes, com destaque para a equiparação salarial dos docentes aos quadros especiais.

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
2 days 18 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
4 days 17 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
12 days 15 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos