Cabo Verde retoma a principal feira do livro do país, após mais de uma década, realizando-a no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, anunciou esta quinta-feira a organização.
A feira regressa à cidade da Praia, de 26 de abril a 05 de maio, no largo do memorial Amílcar Cabral, com o propósito de "imprimir uma nova dinâmica ao mercado livreiro em Cabo Verde e facilitar o acesso ao livro", disse a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, em conferência de imprensa, na Praia.
A iniciativa conta com um financiamento de 100 mil euros da Cooperação Portuguesa, que vai além do certame no centro histórico.
O embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, realçou que a aposta é uma prioridade do Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Cabo Verde e que o apoio financeiro traduz-se na aquisição de acervo bibliográfico com cerca de 900 títulos, maioritariamente literatura infantojuvenil e científica, totalizando cerca de 10.000 exemplares.
"Esta retoma é histórica para promover a criação e diversificação literária, com uma programação abrangente, pensada para todas as faixas etárias" e assinalando "a língua portuguesa como língua pluricêntrica que caracteriza e enriquece a diversidade cultural dos países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]", referiu.
O programa da feira vai incluir debates, atividades lúdicas, conversas com autores e exibição de filmes, destacou Matilde Santos.
Depois da cidade da Praia, o evento irá estender-se para outros municípios e ilhas e a próxima edição será no antigo campo de concentração do Tarrafal, seguido das ilhas do Sal, Brava, Fogo, São Vicente, Santo Antão e restantes.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments