O embaixador de Cabo Verde em Portugal admitiu que há cabo-verdianos a solicitar ajuda à embaixada para retornar a Cabo Verde, esclarecendo que tais casos são pontuais e não representam uma “preocupação significativa” até o momento.
Eurico Monteiro fez essas declarações à Inforpress, em Lisboa, quando instado sobre o assunto, tendo reconhecido que existem situações em que pessoas enfrentam dificuldades, especialmente relacionadas à habitação e ao desemprego.
“São pontuais, muito, muito pontuais (…). No conjunto, os números não são significativos e até esta data são números completamente residuais e não merecem ainda a nossa preocupação”, confirmou Eurico Monteiro, sem, entretanto, avançar esses números.
Para além disso, o embaixador de Cabo Verde em Portugal apontou outros desafios que podem estar a levar algumas pessoas a pedir essa ajuda, como a “idade avançada e baixos rendimentos” provenientes de subsídios do Estado e pensões.
Apesar dos desafios enfrentados pela população em meio à crise, Eurico Monteiro expressou confiança em relação ao futuro e observou que, até o momento, os números de solicitações de ajuda para regressar a Cabo Verde “não indicam uma tendência alarmante”.
A Semana com Inforpress
01 de abril 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments