sexta-feira, 15 novembro 2024

D DESPORTO

Jornalista polaca promove divulgação de filmes cabo-verdianos nas comunidades urbanas e rurais do país

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“Filme na mochila” é um projeto criado pela jornalista e realizadora polaca Emília Wojciechowska, que, há seis anos, difunde o cinema cabo-verdiano no seio das comunidades, visando promover os filmes nacionais e incentivar os jovens a produzir cinema.

De mochila às costas, Emília tem percorrido comunidades, em várias ilhas, para realizar sessões de cinema através do seu projecto “Filme na mochila”.
 
“Filme na mochila é um projecto de cinema ambulante, que promove o cinema cabo-verdiano e que leva filmes onde está o público”, explicou em conversa com a Inforpress, Emília Wojciechowska que avançou ter iniciado o projecto em 2018.
 
Inicialmente, segundo relatou, o propósito era levar filmes cabo-verdianos à Polónia, porque queria que os polacos descobrissem Cabo Verde e a sua cultura através do cinema.
 Entretanto, nesse mesmo ano, decidiu, também, implementar a ideia em Cabo Verde, porque, segundo disse, “não temos oportunidades de ver filmes feitos nas ilhas”.
 “Na minha mochila, tenho filmes de quatro ilhas, mas estou a procurar também de outras ilhas. Espero encontrar, daqui a nada,  filmes do Maio e do Fogo”, frisou.
 
São Vicente e Santo Antão foram as primeiras ilhas onde Emília começou a projectar filmes nas comunidades. Depois, seguiram-se para São Nicolau, Sal e Boa Vista. Neste momento, ela está em Santiago, onde já projectou filmes em dez comunidades, sendo algumas na Praia e outras no interior.
 
Emília contou ainda que tem recebido apoio de moradores dos locais que visita para realizar as sessões de cinema.
 
Através de exibições de filmes, ela revelou à Inforpress que quer também “incentivar os jovens a verem filmes feitos em Cabo Verde e por cabo-verdianos, para começarem a pensar em histórias que podem contar”.
 
Para fazer o seu projecto funcionar, Emília explicou que precisa apenas de um computador, um projector, uma coluna, uma parede branca e uma tomada com a energia. Contudo, mencionou que tem enfrentado dificuldades como a falta de meios financeiros e da electricidade, nalgumas zonas.
 
Maio, Fogo e Brava são as próximas ilhas a acolherem o projecto “Filme na mochila”, que tem ajudado os cabo-verdianos a descobrir o cinema nacional.

A Semana com Inforpress 

30 de Março de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
2 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
4 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
12 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos