A Sexta-feira Santa, data que assinala a crucificação e morte de Jesus na cruz, é relembrada pelos católicos e fiéis da igreja e marcada pelo silêncio, jejum e oração em reverência ao sacrifício de Cristo.
No Tríduo Pascal, durante três dias (quinta-feira, sexta-feira e sábado), a Igreja celebra o mistério da paixão, a morte e ressurreição do Senhor, o único dia no calendário litúrgico católico (sexta-feira Santa) em que não há celebração da missa.
Hoje 29 de Março, feriado nacional, o dia começou com ofício de leitura e hora de Laudes por volta das 09:30, seguida da via sacra, às 10:00, e a tarde a celebração da Paixão do Senhor seguida da procissão do enterro do Senhor.
Para os cristãos, a data é marcada pelo silêncio, jejum e muita oração em reverência ao sacrifício de Cristo, em preparação da via-sacra, que consiste no caminho pelo qual Jesus percorreu carregando a cruz até ser crucificado.
A Semana Santa celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus em cinco dias importantes para a fé cristã como Domingo de Ramos, Quinta-feira e Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.
A prática teve origem no século IV, quando os cristãos em Jerusalém realizavam o trajeto da Paixão de Cristo. A partir do século XVII ficou popularizado no mundo inteiro, sendo relembrado anualmente pelas comunidades cristãs durante a Quaresma e a Semana Santa.
O Papa Francisco, que preside hoje as meditações da tradicional via-sacra no Coliseu de Roma, expressou em carta a “gratidão, afecto, encorajamento e esperança” de que em breve será possível “ressuscitar” o senhor.
Em carta direccionada aos católicos de toda Terra Santa em vista da Páscoa, o Papa exprime sua proximidade aos fiéis e seu "afecto como um pai", especialmente entre aqueles que, nesses meses, "estão sofrendo mais dolorosamente o drama absurdo da guerra" e experimentam sentimentos de "angústia e perplexidade".
A Via-Sacra no Coliseu de Roma tem início previsto para às 21:15 e as reflexões propostas são, habitualmente, pedidas pelo Papa a autores ou grupos de pessoas que partilham a sua própria experiência de sofrimento.
A Semana com Inforpress
29 de março 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments