domingo, 14 julho 2024

D DESPORTO

Futebol/Fogo: Académica derrota Cutelinho e sagra-se campeã a três jornadas do fim do campeonato

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A equipa da Associação Académica do Fogo derrotou este sábado o Cutelinho dos Mosteiros por 3-1 no jogo a contar para a 15ª jornada e sagrou-se campeã regional a três jornadas do fim da competição.

A Académica, fundada em 1962, conquista assim o seu 15º título de campeão regional do Fogo.

A primeira parte do jogo mais aguardado da 15ª jornada do campeonato regional de futebol do Fogo do escalão principal teve três etapas, diferentes, sendo que o primeiro quarto de hora foi dominado pela formação dos Mosteiros, que entrou melhor e criou oportunidades de marcar aos 11, 20 e 26 minutos, mas com os jogadores a rematar para fora.

O segundo quarto de hora da primeira parte foi dominado pela Académica que desperdiçou oportunidade de marcar aos 15 minutos, tendo reclamado de uma grande penalidade por eventual derrube de Anderson na área. No período que esteve melhor chegou ao golo aos 30 minutos por intermédio de Maquito que isolado rematou para o golo.

O terceiro quarto de hora foi de equilíbrio, e a formação do Cutelinho não deu tempo aos adeptos da Académica para digerir o golo e, aos 32 minutos, Patrick, à entrada da área, aproveitou um corte defeituoso de Trapatony e fuzilou a baliza da Académica restabelecendo a igualdade, resultado com que terminou a primeira parte.

Ainda na primeira parte, aos 38 minutos, Cuitelinho desperdiçou oportunidade de passar à frente no marcador e no período de compensação foi a vez da Académica desperdiçar oportunidade para marcar.

A segunda parte começou com um erro do guarda-redes e de um defensor do Cutelinho que não se entenderam, mas Sy, da Académica, não aproveitou para marcar.

Aos sete minutos, num dos poucos erros da equipa de arbitragem, a assistente ajuizou de forma errada uma reposição da bola pelo guarda-redes de Cutelinho, chamando o árbitro de que teria jogado a bola com a mão fora de área.

Na sequência da marcação do livre, a bola foi desviada para a linha do fundo e do pontapé de canto, surgiu o golo com Sy no segundo poste e livre de marcação a colocar Académica em vantagem.

O Cutelinho, em desvantagem no marcador correu atrás do prejuízo na tentativa de chegar ao empate e depois dar a volta ao resultado, mas depois de boas defesas do guarda-redes do Cutelinho, aos 37 minutos, numa jogada de insistência, Jardel fez o passe para Badju marcar o terceiro, confirmando assim a vitória da Académica que cinco anos depois volta a conquistar o título de campeão regional.

O treinador da Académica, João Monteiro, disse que desde a época passada o objectivo era conquistar o título, mas tal não foi possível e que pediu à direcção para manter o grupo porque tinha capacidade para se sagrar campeão do Fogo.

Segundo o técnico, a Académica foi a melhor equipa e um dos objectivos foi conseguido, adiantando que ainda está na luta para a conquista da edição da Taça Fogo, estando nas meias-finais.

O treinador prometeu, no campeonato nacional, uma Académica forte e que fará de tudo para não desfraldar a expectativa dos adeptos e dos foguenses de uma forma geral, prometendo que nos jogos em casa vai lutar sempre para vencer.

Ailton Macedo, treinador do Cutelinho, disse que a sua equipa fez um bom campeonato e o jogo de hoje não foi fácil e parabenizou a Académica pela a conquista do título por ser a melhor equipa do regional, observando que o Cutelinho, apesar de praticar um bom futebol, não conseguiu adiar a decisão do campeonato para a última jornada.

Ailton Macedo parabenizou os seus jogadores pela campanha, deixando garantias de que vai disputar os outros jogos que ainda faltam com a mesma dignidade.

No entanto, disse que o futebol precisa de uma reflexão profunda por parte dos treinadores e dirigentes de modo a corrigir algo que está mal, sublinhando que a nova geração de futebol do Fogo já está a enveredar pelos maus vícios.

Ailton Macedo, que ainda não sabe se irá continuar no Cutelinho, promete a mesma dedicação e empenho caso continue nesta equipa ou noutra na próxima época.

Além do jogo entre Académica e Cutelinho que terminou com a vitória da Académica por 3-1, hoje no campo de São Lourenço o Botafogo goleou o Juventude por 5-1.

A 15ª jornada fica concluída no domingo com os jogos Valencia – Juventus de Curral Grande e Vulcânico – Grito Povo.

A Semana com Inforpress

24 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

António
3 days 8 hours

O melhor para ilha do Fogo

Antonio
9 days 9 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
16 days 7 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências