O kitesurfista Airton Cozzolino, campeão do mundo, foi o homem da noite IV edição da Gala do Desporto, na noite de sábado, 27, em Santa Maria, ao ser distinguido como personalidade desportiva do ano 2023.
Cozzolino, que além de vários títulos que carrega, foi também o vencedor da última etapa do mundial de kitesurf, na etapa realizada em Novembro passado no Brasil, foi reconhecido pelo contributo que tem dado em nome da elevação dos desportos náuticos no país, atraindo assim milhares de turistas anualmente para esta prática nas praias da ilha.
O evento, que visou valorizar e estimular os atletas, dirigentes e entidades desportivas que se destacaram a nível do desporto, na época desportiva 2023, iniciou-se perto das 21:00 com a premiação das categorias desporto adaptado.
Assim, nesta categoria, o prémio Atleta Feminino do Ano foi para Marisa Sá, enquanto a nível masculino o atleta Delvin Ganeto foi o vencedor.
Ainda nesta categoria, o prémio Atleta Revelação Feminino foi para Miriam Ramos e masculino Jorge Neves.
Na categoria Revelação, na modalidade futebol, Beatriz Morais foi a distinguida, enquanto, no masculino, Edimar Gomes foi o vencedor.
Este ano, ao contrário das edições anteriores, a gala distinguiu os atletas do ano tanto no desporto individual como coletivo, tendo então os atletas individuais Daira Carvalho, atletismo, e Eliezer Soares, ciclismo, sido os galardoados.
No desporto coletivo, a atleta do ano feminino ficou com Romina Rosário, campeã regional basquetebol, andebol, futebol e vice-campeã nacional de andebol e futebol, enquanto que Erickson Soares, campeão nacional pelo Grupo Desportivo da Palmeira, foi o vencedor nesta categoria.
Ainda nestas categorias base foram distinguidos o comunicador/relatador desportivo amador do ano, tendo Rui Santos levado a estatueta, e a Associação Regional de Futebol foi a premiada na categoria Associação do Ano.
Na categoria Evento Desportivo do Ano de caráter não regular, a Liga Juvenil mereceu a distinção.
Quanto ao prémio Dirigente Desportivo do Ano, Jamilson Delgado, presidente do Grupo Desportivo da Palmeira, levou o prémio.
António Leite, treinador do Palmeira, foi quem levou o troféu de Treinador do Ano, Djery Lopes venceu a categoria Árbitro/Auxiliar Assistente do Ano, enquanto que o Grupo Desportivo da Palmeira, Campeão Nacional de Futebol, foi distinguido Equipa do Ano.
Na categoria Prestígio Promoção Desportiva, a Rádio Televisão de Cabo Verde foi reconhecida pelas ações significativas em prol do desenvolvimento, divulgação e fomento do desporto no município.
A Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM) levou o troféu de promoção do desporto escolar e a Escola de Formação Djack Sóia e Tiago Gomes foram distinguidos com o prémio dedicação desportiva.
Paulo Adilson da Cruz e Josh Angulo levaram as estatuetas do prémio Carreira Desportiva, a Nautic Sport Eventos foi a entidade Parceira do Desporto do Ano, e a Associação de Atletismo do Sal sido a merecedora do prémio Mérito Desportivo.
O ex-jogador da seleção nacional de futebol Nhuk recebeu o Prémio Prestígio, pelo seu contributo para o desenvolvimento e visibilidade do desporto no concelho, embora não tenha conseguido estar presente no evento por estar a representar o país como embaixador no Campeonato Africano das Nações (CAN).
Outro momento que mereceu um minuto de silêncio ocorreu durante a homenagem póstuma a Hermógenes Cruz, conhecido na ilha como Bonze, pela “carreira desportiva meritória” e “resultados relevantes” em prol da ilha do Sal.
A IV edição da Gala Sal Campeão, sob o lema “Unidos Pela Paixão, Juntos, Somos Campeões”, visou homenagear agentes desportivos, treinadores, atletas, árbitros e equipas do Concelho do Sal que se evidenciaram na época desportiva 2022/2023.
A mesma foi encerrada com a entrega do Prémio Personalidade Desportiva do Ano, pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, ao campeão do mundo Airton Cozzolino e com todos os nomeados no palco para a habitual foto de família.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments