O atleta Artur Silva foi o vencedor da corrida de atletismo de cinco quilómetros organizada em São Vicente para assinalar o Dia Nacional do Desporto, que é comemorado para formar “bons cidadãos e campeões”, assinalou o ministro.
Artur Silva venceu, no escalão masculino sénior, a corrida realizada na manhã deste sábado – a partir da Rua Um na zona de Monte Sossego, passando pela cidade do Mindelo e regresso para o mesmo local de partida – com um tempo de 12 minutos e 13 segundos. Em segundo lugar ficou Emanuel Silva.
Estiveram presentes, na corrida, outros escalões como o sénior feminino, em que Crisolita Rodrigues ficou em primeiro lugar, seguida de Aldina Salomão. Nos veteranos a vitória saiu a Airton Andrade e logo de seguida Paulo Santos.
O escalão júnior também marcou presença com atletas seleccionados das cinco escolas secundárias da ilha.
Uma pequena maratona que assinala, entre outras actividades, a comemoração do Dia Nacional do Desporto, que neste ano teve como palco a cidade do Mindelo.
“Nós estamos a comemorar este dia focado, essencialmente, em demonstrar que o desporto pode formar bons cidadãos e campeões”, lançou o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, em entrevista à Inforpress e à TCV , e que também participou da corrida.
O foco do Governo, segundo a mesma fonte, está também voltado para a reforma da legislação a nível institucional, criação das “infra-estrururas adequadas” para que “cada vez mais cabo-verdianos” possam praticar actividade física e desporto.
“Para que possamos, enquanto país, fazer do desporto uma forma de projectar-nos a nível internacional”, disse Fernando Elísio Freire, para quem se está num “bom caminho”.
A escolha de São Vicente para acolher as actividades de 2019 tem, segundo o ministro, “muita importância” tendo em conta o papel da ilha a nível da formação da história daquilo que é desporto nacional, desde o povoamento até o processo histórico.
Além da corrida, a zona de Monte Sossego também foi palco da “Rua activa”, com diversas actividades desportivas desde jogos tradicionais, demonstrações de modalidades e ainda uma “mega aula” de Tai Bo.
São Vicente, dentro desta programação, acolheu ainda, nesta sexta-feira, o Conselho Nacional do desporto e logo mais à noite acontece a Gala do desporto nacional, que distinguirá os que se destacaram na última época desportiva. A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments