quarta-feira, 29 maio 2024

D DESPORTO

São Vicente: Artur Silva vence corrida do Dia Nacional do Desporto no Mindelo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O atleta Artur Silva foi o vencedor da corrida de atletismo de cinco quilómetros organizada em São Vicente para assinalar o Dia Nacional do Desporto, que é comemorado para formar “bons cidadãos e campeões”, assinalou o ministro.

Artur Silva venceu, no escalão masculino sénior, a corrida realizada na manhã deste sábado – a partir da Rua Um na zona de Monte Sossego, passando pela cidade do Mindelo e regresso para o mesmo local de partida – com um tempo de 12 minutos e 13 segundos. Em segundo lugar ficou Emanuel Silva.

Estiveram presentes, na corrida, outros escalões como o sénior feminino, em que Crisolita Rodrigues ficou em primeiro lugar, seguida de Aldina Salomão. Nos veteranos a vitória saiu a Airton Andrade e logo de seguida Paulo Santos.

O escalão júnior também marcou presença com atletas seleccionados das cinco escolas secundárias da ilha.

Uma pequena maratona que assinala, entre outras actividades, a comemoração do Dia Nacional do Desporto, que neste ano teve como palco a cidade do Mindelo.

“Nós estamos a comemorar este dia focado, essencialmente, em demonstrar que o desporto pode formar bons cidadãos e campeões”, lançou o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, em entrevista à Inforpress e à TCV , e que também participou da corrida.

O foco do Governo, segundo a mesma fonte, está também voltado para a reforma da legislação a nível institucional, criação das “infra-estrururas adequadas” para que “cada vez mais cabo-verdianos” possam praticar actividade física e desporto.

“Para que possamos, enquanto país, fazer do desporto uma forma de projectar-nos a nível internacional”, disse Fernando Elísio Freire, para quem se está num “bom caminho”.

A escolha de São Vicente para acolher as actividades de 2019 tem, segundo o ministro, “muita importância” tendo em conta o papel da ilha a nível da formação da história daquilo que é desporto nacional, desde o povoamento até o processo histórico.

Além da corrida, a zona de Monte Sossego também foi palco da “Rua activa”, com diversas actividades desportivas desde jogos tradicionais, demonstrações de modalidades e ainda uma “mega aula” de Tai Bo.

São Vicente, dentro desta programação, acolheu ainda, nesta sexta-feira, o Conselho Nacional do desporto e logo mais à noite acontece a Gala do desporto nacional, que distinguirá os que se destacaram na última época desportiva. A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
1 day 15 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
5 days 19 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
7 days 12 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências