quarta-feira, 29 maio 2024

D DESPORTO

VII Olimpíada dos Militares ... sem fairplay

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ficou manchada a primeira edição que Pequim organizou dos ’Jogos Marciais Mundiais’ que se realizam de quatro em quatro anos desde 1995. A equipa chinesa que tinha arrebatado todas as mais importantes medalhas na Orientação, uma das quatro modalidades em competição, acabou desqualificada após se descobrir que tinha feito ’batota’ ajudada pela população que tinha encurtado os percursos para beneficiar os nacionais.

A marosca foi descoberta depois que seis países europeus, entre os quais a França e a Rússia, avisaram os juízes de que algo anómalo estava a acontecer. O inquérito que se seguiu deu razão aos céticos.

A equipa de atletas do país-anfitrião tinha começado por arrebatar o primeiro, segundo e quarto lugares da orientação de meia-distância, na categoria feminina, e o segundo na categoria masculina.

Mas após a reclamação apresentada pelos seis países euroepus, a IOF-Federação Internacional da modalidade apurou que os atletas chineses tinham sido ajudados pelo público.

Entre as ajudas aos atletas desta modalidade — individual ou de duplas, que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido — estiveram a colocação de atalhos que os demais concorrentes desconheciam, falsificação da passagem pelos postos de controlo obrigatórios.

Mais de 9.000 atletas de 140 países participaram no Jogos, que tiveram lugar de 16 a 27 de outubro em cidades como Wuhan, Guangzhou.

As modalidades mais importantes em competição foram a natação, luta, orientação e o pára-quedismo. A China foi a grande vencedora dos Jogos, com o dobro das medalhas de ouro em relação à Rússia, que ficou em segundo lugar.

Fontes: CGTN/ CNN/ Orienteering Sport. Fotos: Militares desfilam nos ’Jogos Marciais Mundiais’, que se realizaram pela primeira vez na China.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
1 day 14 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
5 days 18 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
7 days 11 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências