quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Portugal: “Primavera” do cabo-verdiano Jon Luz interpretada pela portuguesa Cristina Clara na final do Festival da Canção

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O tema “Primavera”, uma música do cabo-verdiano Jon Luz, com letra e interpretação da cantora portuguesa Cristina Clara, passou à final do Festival da Canção 2024 da RTP, que acontece no próximo sábado, 09, em Lisboa.

A cantora portuguesa Cristina Clara interpretou na noite deste sábado, 02, a canção “Primavera”, juntamente com mais nove concorrentes, na segunda semifinal do Festival da Canção 2024 da RTP que este ano conta com a artista cabo-verdiana Lura como um dos membros do júri.

Desta segunda semifinal do festival com completa 60 anos, a artista passa com mais cinco concorrentes, que vão juntar-se aos outros seis que ficaram a ser conhecidos na primeira semifinal que aconteceu no dia 24 de Fevereiro.

Em uma declaração recente à Inforpress, a artista minhota de Vila Nova de Famalicão Cristina Clara, que é enfermeira, amante de poesia e outras culturas, revelou como a colaboração com Jon Luz originou de uma amizade de longa data.

“Conheci-o no B. Leza ainda quando ele fazia lá noites às quartas-feiras e fiquei logo fascinada porque é um músico talentosíssimo”, partilhou Cristina, explicando que a parceria entre os dois artistas “não é nova”, ou seja, mais de 10 anos, sendo que a “Primavera” se concretizou nas recentes colaborações, há dois anos.

Segundo Cristina Clara, a música, uma mistura única de morna e inspirações do fado, os dois géneros, cabo-verdiano e português, respectivamente, Património Imaterial da Humanidade, é descrita pela artista como uma mensagem de esperança e encorajamento em tempos desafiadores.

Cristina Clara esteve no ano passado em Cabo Verde no Atlantic Music Expo (AME) e deu um concerto no Centro Cultural Português, na Cidade da Praia.

No dia 18 de Outubro do ano passado, a cantora celebrou um ano do seu disco “Lua Adversa”, com um concerto no Teatro da Trindade, onde contou com convidados como a cantora jazz Maria João, o pianista espanhol Marco Mezquida, as batucadeiras Freirianas Guerreiras de Cabo Verde e a bailarina Bárbara Faustino.

Sobre seus próximos projectos musicais, Cristina Clara revelou planos de gravar seu próximo disco, destacando que a sua influência cabo-verdiana será mais evidente neste trabalho, expressando o desejo de visitar novamente Cabo Verde em breve, seja para cantar ou apenas para visitar.

 

A Semana com Inforpress

03 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 21 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 20 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos