domingo, 22 dezembro 2024

PJ cabo-verdiana detém 16 pessoas e apreende cocaína, dinheiro e equipamentos eletrónicos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou esta segunda-feira a detenção de 16 pessoas na cidade da Praia, numa operação de que resultou a apreensão de "107 gramas de cocaína, uma quantia significativa de dinheiro" e equipamentos eletrónicos.

A PJ anunciou que a ação foi realizada na sexta-feira, na zona da Várzea, no âmbito da operação "natal e fim de ano seguro".

Entre os detidos estão sete mulheres e nove homens, com idades entre os 21 e os 56 anos, todos de nacionalidade cabo-verdiana.

Os suspeitos foram detidos "em flagrante delito" e são acusados de envolvimento em tráfico de droga de alto risco e lavagem de dinheiro.

A droga, dividida em saquetas e fragmentos de plástico, foi apreendida juntamente com uma balança de precisão contendo vestígios da substância.

Além disso, foram apreendidos 405.755 escudos (cerca de 3.672 euros), diversos equipamentos eletrónicos e outros elementos de relevância probatória.

Os detidos foram apresentados hoje às autoridades judiciárias para o primeiro interrogatório judicial.

O Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva para quatro dos suspeitos, todos do sexo masculino, enquanto os restantes ficaram sujeitos a medidas de coação, como apresentação periódica às autoridades e interdição de saída do país.

A PJ destacou que esta operação integra o plano de segurança para o período festivo e anunciou que outras ações similares estão previstas para as próximas semanas.

Há quatro dias, a PJ também anunciou a detenção de dois homens, suspeitos de tentativa de homicídio, que estavam na posse de um quilograma de cocaína e de uma arma de fogo.

Apreensões locais de cocaína têm ocorrido em diferentes ilhas e as autoridades estão também envolvidas em operações internacionais.

No início do mês, a justiça cabo-verdiana aplicou prisão preventiva a seis tripulantes brasileiros, detidos quatro dias antes no mar do arquipélago, num barco que transportava 1,6 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa.

A operação "Ventos Alísios" contou com a colaboração da Polícia Judiciária e da Marinha portuguesas, da Polícia Federal brasileira e da Polícia Marítima do arquipélago, no âmbito do Maritime Analisys and Operations Centre - Narcotics (MAOC-N), uma plataforma de cooperação internacional para combate ao tráfico, com sede em Lisboa.

A Semana com Lusa 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
17 days 11 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
19 days 9 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 23 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos