segunda-feira, 15 setembro 2025

Presidente chinês pede mais esforços na inovação tecnológica face a fricções com EUA

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu hoje à direção do Partido Comunista (PCC) mais esforços para promover a inovação nos domínios da ciência e tecnologia, para que sirvam de motores de crescimento e garantam a autossuficiência do país.

Xi, que é também o secretário-geral do PCC, presidiu a uma reunião do Politburo, o mais alto órgão de decisão do partido, na qual apelou a "novas forças produtivas" impulsionadas por "avanços tecnológicos revolucionários".

"Precisamos de fazer uma profunda transformação e modernização industrial", afirmou Xi, segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, acrescentando que a inovação deve "melhorar a vida dos trabalhadores" e gerar "um aumento substancial da produtividade".

"A inovação nos domínios da ciência e da tecnologia vai gerar novas indústrias, novos modelos e novos motores de crescimento", disse o Presidente, que reiterou o seu compromisso de "acelerar em direção à autossuficiência".

Xi reiterou o seu empenho em "acelerar o processo de autossuficiência" e instou o PCC a trabalhar "arduamente" para alcançar "avanços nas tecnologias de base" e "promover firmemente um desenvolvimento de alta qualidade".

"Ainda existem muitos fatores que limitam o desenvolvimento de alta qualidade, que deve ser orientado por uma nova teoria da produtividade. A inovação deve desempenhar o papel de liderança", disse.

Nos últimos anos, perante relações tensas com Washington e muitos dos seus aliados, a China sublinhou a necessidade de aumentar a autossuficiência em setores tecnológicos de ponta, especialmente aqueles em que está dependente de países terceiros, como os 'chips' semicondutores.

A China também assumiu um forte compromisso de liderar a inovação tecnológica com investimentos em setores como a supercomputação, o desenvolvimento de redes de quinta geração (5G), a inteligência artificial (IA), o armazenamento em nuvem e os grandes volumes de dados, a corrida espacial, a tecnologia militar, as soluções para veículos inteligentes e a energia limpa, que são vistos como setores que favorecerão o seu crescimento numa época de estagnação económica.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
2 days 9 hours

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
2 days 9 hours

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
4 days

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos