quarta-feira, 05 fevereiro 2025

Santiago sul: Mais de 21 mil viveiros de mosquitos identificados em acções de sensibilização contra dengue

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Ministério da Saúde anunciou hoje que foram visitadas 1.125 casas e mais de 21 mil viveiros de mosquitos identificados em acções de sensibilização contra a dengue, realizadas entre 04 e 29 de Novembro, em Santiago sul.

De acordo com relatório de actividades enviado à Inforpress, o levantamento aconteceu na cidade da Praia e em Ribeira Grande de Santiago, revelando que nas 1.125 casas visitadas, 210 estavam com foco de criação do mosquito transmissor da dengue.

Um total de 21.738 viveiros foram encontrados, dos quais 6.341 foram tratados, sendo que 402 desses viveiros estavam positivos para mosquitos.

Ainda segundo o relatório, durante as acções de campo, foram identificados os principais focos de criação de mosquito dentro das casas, como bidões, tanques, cisternas e pratos de vasos de plantas.

Já nas áreas públicas, os principais criadouros encontrados foram pneus, carros abandonados, construções inacabadas, terrenos baldios com entulhos e pardieiros.

O documento aponta ainda que existem muitos desafios na luta contra os mosquitos, como os pardieiros existentes em várias zonas, a presença de depósitos de água destampados em construções inacabadas, a vandalização de contentores de lixo, e as oficinas de recolha de ferro-velho e conserto de viaturas, que também funcionam como focos de proliferação.

Apesar das dificuldades, a mesma fonte destaca que as acções de sensibilização têm sido bem-recebidas pela maioria da população, embora algumas recusas tenham sido registadas.

As actividades de sensibilização envolveram agentes de informação, educação e comunicação da delegacia de Saúde da Praia, sob a coordenação do Instituto Nacional de Saúde Pública (INPS), em parceria com técnicos do Serviço Nacional de Proteção Civil.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 10 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 6 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 1 hour

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos