O vice-ministro dos Assuntos Parlamentares de Timor-Leste, Adérito Hugo da Costa, revelou esta quarta-feira o interesse do seu país numa cooperação futura com Cabo Verde nos sectores de informação e telecomunicação.
O governante timorense visitou hoje as instalações do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), no âmbito da sua visita a Cabo Verde, tendo-se congratulado com o avanço de Cabo Verde neste sector.
Conforme a mesma fonte, o NOSI é um investimento estratégico que responde a necessidade do país na proteção de documentos e demais informações.
“Da nossa parte, estamos interessados sobre este investimento em Cabo Verde, já temos alguns contactos de entidades relevantes em Timor-Leste, como a Comissão de Função Pública”, acrescentou.
Conforme o mesmo, durante a visita foi ainda abordada a questão da identidade única e da possibilidade de uma cooperação contínua, aproveitar as experiências e pensar na instalação da identidade única também em Timor-Leste.
“Estamos a falar há muito tempo da necessidade de introduzir a identidade única na nossa administração pública e em outros sectores. Em Timor-Leste já há cabo submarino e outras ferramentas relativas à informação e telecomunicação, estamos a trabalhar na instalação dessas infraestruturas e depois implementar uma instalação como esse”, pontuou.
A visita teve como objectivo inteirar-se da atuação da NOSI e das soluções desenvolvidas no processo de transformação e transição digital do país.
O vice-ministro dos Assuntos Parlamentares do Ministério da Presidência do Conselho de Ministros encontra-se o país desde terça-feira, 01, e deve concluir a visita na sexta-feira, 04.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments