domingo, 24 agosto 2025

A ATUALIDADE

Director da PJ reconhece necessidade de aumentar recursos humanos para combate à criminalidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Manuel António da Lomba, reconheceu esta segunda-feira que é necessário aumentar os recursos humanos para o combate à criminalidade.

Manuel da Lomba, que falava à imprensa na manhã de hoje, na cidade da Praia, momentos antes da abertura da formação para os novos inspectores e seguranças estagiários de nível I, realçou que esta acção irá reforçar o quadro do pessoal da PJ.

“É uma forma mesmo de apetrechar a Polícia judiciária com recursos humanos e também capacitá-los, para darmos combate à criminalidade tanto a nível da prevenção como da investigação nós temos que ter recursos humanos suficientes”, afirmou.

Apesar da falta de recursos humanos, assegurou que a PJ tem estado a trabalhar e mostrou-se optimista e que com o reforço da capacidade investigativa vai conseguir dar respostas às necessidades e aos desafios no combate à criminalidade.

Na mesma linha, reconheceu também que existem ainda desafios, nomeadamente com o aumento dos recursos humanos, capacitação, construção de uma nova sede para a polícia científica e um centro de formação.

O director disse ainda que o Governo “está ciente” desses desafios e tem estado a colaborar com a nova direcção da PJ e os seus colaboradores, até porque o número dos formandos para este ano ultrapassa as expectativas.

"Desde a primeira hora quando entrarmos na Polícia Judiciária traçamos um plano de actividade que vem sendo executado da melhor forma com exigência e com rigor, que é preciso também, porque estamos a falar de uma polícia que se quer científica, que dê credibilidade à sociedade cabo-verdiana em que a sociedade confia”, precisou.

A formação terá duração de seis meses e beneficia 74 novos efectivos entre inspetores, seguranças e técnicos de laboratórios.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 6 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 21 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 14 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos