terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Portugal: Rapper cabo-verdiana Stilmely quer conquistar cenário musical com mensagens “ousadas” de empoderamento feminino

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A rapper cabo-verdiana Stilmely, de 25 anos, deseja conquistar o universo musical cabo-verdiano, tanto na diáspora como no arquipélago, através das suas mensagens de empoderamento feminino, adoptando uma abordagem “ousada” para demonstrar o valor da mulher.

De acordo com a agência que representa a artista nascida e criada em Pilão Cão, na Calheta de São Miguel, interior da ilha de Santiago, e a residir em Portugal, Melany de Brito Martins, pelo nome artístico de Stilmely, foi influenciada desde criança pelo seu pai, que a introduziu aos géneros musicais hip hop, rap, rock e pop.

De acordo com a representante da artista, Stilmely entrou no mundo da música na adolescência e lançou o seu primeiro single, intitulado “Bandidu sta tudu ladu”, em parceria com duas colegas de escola, quando tinha 16 anos e, nove anos depois, regressa, “adoptando uma abordagem multifacetada num estilo musical vibrante que funde pop e rap/hip hop”.

No seu regresso à música, lançou “Deus Txoman” e, mais recentemente, “Nu ka sta trivida”, que já conta com mais de duas mil visualizações no YouTube.

“‘Nu ka sta trivida’ representa a libertação da mulher. Nesta música, falo sobre o que penso relativamente ao comportamento dos parceiros, interpretando de forma ousada e sensual, mostrando o meu valor como mulher e a minha capacidade maternal”, declarou a jovem artista licenciada em Artes e Design e mestre em Empreendedorismo e Inovação.

Esse mais recente tema foi escrito pela artista e analisado pelo seu companheiro Emanuel, que também é o seu manager, tendo a música sido produzida por Gugas Dias, com o instrumental de Lewie Lee, e o videoclipe tendo ficado a cargo da Magestic Films, sendo que todo o cenário, vestuário e coreografia foram idealizados pela cantora, através da sua marca “Stilmely Dreams”.

“Desde pequena, tem uma energia vibrante, sendo uma menina alegre, dançante, educada, ousada e com uma alta autoestima, apesar de ter sofrido bullying na infância pelo seu jeito de ser. Por esse motivo, a artista ambiciona focar-se em mensagens ousadas relacionadas com a liberdade de ser mulher, empoderamento e nas capacidades que todas têm para conquistar o que desejam”, explicou a agência.

Stilmely que “respeita profundamente” várias influências musicais e aprecia diferentes géneros, ainda não planeia colaborações, focando-se em consolidar a sua própria identidade no mundo da música, estando a preparar um novo single para o final de Outubro ou início de Novembro, que promete ser ainda “mais impactante”.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 4 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 9 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 9 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos