sexta-feira, 12 julho 2024

A ATUALIDADE

Praia: ICCA chama atenção para problemática do trabalho infantil no País

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Instituto Caboverdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) realizou esta quarta-feira, na cidade da Praia, uma ‘operação stop’ para chamar atenção sobre a problemática do trabalho infantil no País.

Em comemoração ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado a 12 de Junho, a operação stop foi realizada em parceria com a Polícia Nacional e o Ministério da Educação/Delegação Escolar da Praia.

Sob o lema “Transformar em acção os nossos compromissos: vamos acabar com o trabalho infantil”, a operação visa consciencializar a população sobre a importância da protecção e cuidado com as crianças e adolescentes.

Em declarações à Inforpress, Gerson Freire, director do centro "Nôs Casa", do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), salientou que o aumento dessa prática tem gerado preocupação não só entre as entidades governamentais, mas também nas instituições e na sociedade civil em geral.

A campanha visa informar a população sobre a importância de proteger as crianças e garantir os seus direitos, aproveitando a ocasião para marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, ressaltou aquele responsável.

Gerson Freire destacou ainda a necessidade de abordar outras questões urgentes, como a situação das crianças em situação de rua.

"Pedimos à população que evite oferecer géneros alimentícios ou dinheiro a essas crianças, pois isso contribui para a permanência delas nas ruas, afastando-as da escola e do convívio familiar, além de deixá-las desprotegidas e com os seus direitos comprometidos", alertou.

De acordo com os últimos dados, aproximadamente nove mil crianças em Cabo Verde estão em situação de trabalho infantil, um número particularmente elevado nas zonas rurais, onde essa prática está profundamente enraizada na cultura e no modo de vida local.

Numa tentativa de combater o trabalho infantil, o Governo está considerando a implementação de uma estratégia que permita o trabalho para adolescentes a partir dos 16 anos.

Gerson Freire acredita que essa medida, alinhada com uma convenção internacional, à qual vários países estão aderindo, pode ser uma solução mais eficaz para enfrentar o problema.

A Semana com Inforpress

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 1 hour

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 3 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências