sexta-feira, 14 junho 2024

A ATUALIDADE

PM timorense pede apoio para desenvolvimento sustentável de Pequenos Estados Insulares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro-ministro timorense pediu aos países para cumprirem o compromisso de apoiar os Pequenos Estados Insulares no processo de desenvolvimento sustentável, refere em comunicado hoje divulgado o gabinete de Xanana Gusmão.

“Apelo a todos os Estados para que cumpram os seus compromissos de apoiar os Pequenos Estados Insulares na realização do desenvolvimento sustentável”, afirmou o chefe do Governo de Timor-Leste, citado no comunicado.

O primeiro-ministro falava, segunda-feira, na IV Conferência Internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, dedicada ao tema “Traçar Juntos o Caminho para a Prosperidade Resiliente”, que decorre em Antígua e Barbuda.

“Acredito que, juntos, não somos pequenos. Juntos com uma visão e ambição partilhadas, somos Grandes Estados Oceânicos, que trabalham pela prosperidade resiliente do nosso povo”, disse o primeiro-ministro timorense.

Na sua intervenção, Xanana Gusmão destacou que as alterações climáticas provocadas pelos países industrializados criaram uma “situação de emergência global”, que ameaça a existência dos países pobres e vulneráveis.

O chefe do Governo timorense criticou igualmente a atuação dos países desenvolvidos, que defendem a importância de uma “ordem global”, que “muitas vezes perpetua desigualdades e exploração”.

O primeiro-ministro de Timor-Leste afirmou que o seu país concorda em adotar um novo plano de ação para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, mas salientou que a implementação só fará sentido se tiver um orçamento adequado às necessidades.

No passado dia 23, o Tribunal Internacional do Direito do Mar emitiu um parecer favorável a um pedido apresentado pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento sobre alterações climáticas e direito internacional, segundo as Nações Unidas.

O parecer refere que os Estados Partes têm obrigações de proteger e preservar os mares dos impactos das alterações climáticas e da acidificação dos oceanos, incluindo tomar medidas para restaurar habitats e ecossistemas degradados.

Fazem parte dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento 39 países, incluindo Timor-Leste, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 10 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 15 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 7 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências