quarta-feira, 29 maio 2024

A ATUALIDADE

Portugal: Lura junta-se ao concerto “Mulheres da Lusofonia” para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa em Lisboa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A artista cabo-verdiana Lura junta-se hoje a mais sete artistas dos países lusófonos para o concerto “Mulheres da Lusofonia”, em Lisboa, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 05 de Maio.

Para além de Lura, Anabela Aya (Angola), Fafá de Belém (Brasil), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Selma Uamusse (Moçambique), Ana Laíns (Portugal), Anastácia Carvalho (São Tomé e Príncipe) e Piki Pereira (Timor) vão actuar no Centro Cultural de Belém (CCB), promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com a instituição, o concerto “Mulheres da Lusofonia”, que também comemora o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, foi idealizado pela cantora Fafá de Belém, com o objectivo de homenagear a “Mulher Lusófona”, pela voz de oito cantoras provenientes dos países de língua portuguesa.

Durante o evento, de acordo com a CPLP, serão homenageadas “grandes mulheres da língua portuguesa, e a mulher comum, e fundamentalmente a Mulher Negra, guerreira que, no seu dia-a-dia, ao longo de séculos de história, contribuiu para a construção da uma identidade cultural global, e cujos direitos fundamentais ainda são desvalorizados sucessivamente”.

No concerto marcado para as 21:00 (19:00 em Cabo Verde), as artistas estarão acompanhadas por um quarteto de cordas, piano, baixo e percussões.

A data de 05 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela CPLP, como sendo Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Em Novembro de 2019, na 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi proclamado o 05 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

Este dia celebra a projecção da quarta língua mais falada no mundo. Com mais de 265 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

É também um dos idiomas oficiais de Macau. Existem importantes comunidades falantes do português na América do Norte. As Nações Unidas estimam que, em 2050, 387 milhões de pessoas falem português.

A Semana com Inforpress

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
1 day 13 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
5 days 18 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
7 days 10 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências