quinta-feira, 23 maio 2024

A ATUALIDADE

Presidente do INE destaca importância da capacitação dos técnicos em anonimização de dados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do conselho de administração do Instituto Nacional de Estatística (INE), João Cardoso, destacou a necessidade de os técnicos da referida instituição serem capacitados para a realização com sucesso das operações de anonimização e disseminação dos dados.

João Cardoso fez este sublinhado em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia de abertura da acção de formação em anonimização dos dados, destinados aos técnicos do INE, que iniciou hoje e termina no dia 19 do corrente mês, lembrando que uma das missões do INE tem que ver com a disseminação dos micro-dados estatísticos.

No entanto, lembrou que a lei estabelece que os micro-dados devem ser postos à disposição dos utilizadores apenas se forem anonimizados, ao ponto de não colocar em causa a protecção dos dados individuais.

“O objectivo final da anonimização dos dados é no fundo colocar à disposição do grande público em particular, os investigadores, professores, estudantes a base de dados para a investigação e produção de conhecimentos”, indicou.

Considerou, neste sentido, ser de extrema importância que os técnicos do INE sejam capacitados para as diferentes operações necessárias ao sucesso da divulgação de micro-dados efectuada pela instituição, incluindo documentação de micro-dados e anonimização dos mesmos.

“A anonimização no fundo é a encriptação das informações sensíveis das unidades económicas, sejam elas famílias, empresas ou outras organizações, com o objectivo de colocar à disposição do grande público, informações sem pôr em perigo os dados sensíveis sobre esta mesma unidade”, reforçou.

Adiantou que tem havido demanda particularmente dos investigadores, dos organismos internacionais, professores para terem acesso a informações por forma a concluírem as suas pesquisas e estudos, tendo frisado, no entanto que o INE não tem a capacidade técnica para formar os seus técnicos e que a formação será ministrada pelo consultor do Banco Mundial, Thijs Benschop.

A anonimização é uma técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa. Essa técnica resulta em dados anonimizados, que não podem ser associados a nenhum indivíduo específico.

A missão do INE é produzir e difundir, de forma eficiente, informação estatística oficial de qualidade [fiável, actual e pontual] necessária ao conhecimento objectivo duma sociedade em mudança, que ajude os cabo-verdianos a conhecer melhor o seu país, a sua população, os seus recursos, a sua economia, a sua sociedade e a sua cultura.

 

 

A Semana com Inforpress 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

liketerra
1 day 14 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Fred
2 days 14 hours

Sr Chefe E essas lojas que vendem bebidas e que os bêbados gritam para incomodar pessoas.. Vida saudável ???

rocha
7 days 7 hours

Em Cabo Verde e mesmo tchakota todos saonsaco da mesma******?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências