quinta-feira, 01 maio 2025

A ATUALIDADE

Calheta São Martinho: Investigadora destaca importância da hidrobase da Aéropostale na história global

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Gertrudes Oliveira, investigadora da Universidade Jean Piaget, destacou esta terça-feira a importância histórica da hidrobase da Aéropostale, em Calheta de São Martinho, como expressão da participação do país na história global, defendendo investimento na recuperação e valorização do espaço.

“A importância histórica deste sítio é a participação de Cabo Verde na história global”, referiu Gertrudes Oliveira, em declarações aos jornalistas, depois da visita do Presidente da República à histórica hidrobase da Aéropostale, em Calheta de São Martinho, município da Ribeira Grande de Santiago.

Para a docente, a localização estratégica de Cabo Verde foi determinante em momentos-chave da história da humanidade, desde a navegação transatlântica até ao surgimento da aviação civil.

Explicou que Cabo Verde desempenhou um “papel crucial” como ponto de escala e apoio, e, em 1927, a Calheta de São Martinho foi escolhida para integrar o projecto Aeropostal, com o objectivo de transportar correspondência entre a França e os seus territórios ultramarinos.

Avançou que, em 2017, no âmbito da comemoração dos 90 anos do projecto, foi elaborada uma exposição sobre o tema, que agora necessita de actualização e aprofundamento, com mais investigação documental e estudo comparado com experiências de outras cidades envolvidas, em Senegal e França.

Segundo a investigadora, a recuperação da hidrobase deve ser acompanhada de uma estratégia integrada que envolva as autoridades locais e não só.

Para Gertrudes Oliveira, é preciso sair do papel e implementar os projectos que já foram pensados, sendo que há necessidade de melhorar o acesso à zona e transformar o local num ponto de atracção turística e de estudo, articulado com a Cidade da Praia e a Cidade Velha.

A docente considera ainda que o sítio, já classificado como património municipal da Cidade Velha, poderia ambicionar uma classificação como património nacional, devido ao seu valor histórico.

Além disso, destacou a importância de investir na investigação arqueológica marítima, já que existem relatos de destroços de navios na área que podem enriquecer ainda mais o conhecimento sobre o local e não só.

A mesma fonte reforçou também a ideia de que este património não deve apenas ser preservado, mas também dinamizado, promovendo o turismo cultural e científico, e envolvendo as novas gerações na valorização da história cabo-verdiana.

A hidrobase da Aéropostale, em Calheta, São Martinho, funcionou como estação de rádio para os aviões que conectavam a Europa, África e América até o ano de 1933.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

O Patriota
1 day 4 hours

Também não se esqueçam dos criminosos escondidos por trás da aura de “heróis”. É preciso ter a coragem de encarar t ...

jmn
3 days 1 hour

Ó cagão de terno e gravata, então vêm agora vender conversa de "Economia Azul" enquanto continuam a empurrar o quilo de a ...

Sissoko
3 days 1 hour

Mas que filho da ****** do******, a sério! Trump acha-se o rei do mundo, tipo um puto mimado que perdeu o brinquedo na areia ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos