sábado, 03 outubro 2026

Cerca de 30 milhões de sudaneses precisam ajuda humanitária e são ignorados

Aguerra no Sudão entre as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) e as Forças Armadas Sudanesas (SAF, na sigla em inglês) entra no seu terceiro ano esta terça-feira e, assinala a MSF, as pessoas continuam "sem ser vistas, bombardeadas, deslocadas e privadas de alimentos, cuidados médicos e serviços básicos de salvamento".

Por isso, os MSF reiteram o seu apelo às partes beligerantes, e aos seus aliados, para que garantam a proteção dos civis e pessoal que presta ajuda humanitária e que sejam eliminadas todas as restrições à circulação de material e pessoal, "especialmente à medida que se aproxima a estação das chuvas".

"Onde quer que se olhe no Sudão, encontram-se necessidades - esmagadoras, urgentes e não atendidas. Milhões de pessoas não estão a receber quase nenhuma assistência humanitária, as instalações médicas e o pessoal continuam a ser atacados e o sistema humanitário global não está a conseguir fornecer nem uma fração do que é necessário", lamentou a coordenadora de emergência dos MSF, Claire San Filippo, citada no comunicado.

"Durante os últimos dois anos, ambas as partes beligerantes bombardearam repetida e indiscriminadamente zonas densamente povoadas", frisa a organização médico-humanitária internacional.

Em particular as RSF e os seus aliados "desencadearam uma campanha de brutalidade, incluindo violência sexual sistemática, raptos, assassínios em massa, pilhagem de ajuda, destruição de bairros civis e ocupação de instalações médicas. Mas ambas as partes cercaram cidades, destruíram infraestruturas vitais e bloquearam a ajuda humanitária", denuncia.

O Sudão está a enfrentar a guerra e múltiplas emergências de saúde, que se sobrepõem, como "lesões traumáticas diretamente resultantes de ataques violentos" e surtos de sarampo, cólera e difteria.

Segundo o testemunho do médico Hanan Ismail Othman, dado aos MSF, a guerra provocou o aumento dos casos de ansiedade, stress pós-traumático, depressão e perturbações de sono.

Para o médico, estes foram os piores dois anos da sua vida, pois "toda a gente perdeu alguém ou, pelo menos, conhece alguém que perdeu".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% das instalações de saúde em áreas afetadas pelo conflito estão pouco operacionais ou completamente fechadas. 

"O povo do Sudão já suportou este horror durante dois anos a mais, não pode nem deve esperar mais", reiteraram os MSF que atualmente apoiam mais de 33 instalações de saúde em dez estados do país.

A Semana com Lusa

Colunistas

Alexandre Vieira Fontes
Alexandre Vieira Fontes
18 Sep. 2026
Filomena Silva: uma jornalista de coragem e...
Léo Rosa de Andrade
Léo Rosa de Andrade
31 Aug. 2026
A ÉTICA DO DESINTERESSE, A VIDA EM...
César Augusto G. Garcia
César Augusto G. Garcia
21 Aug. 2026
COISAS DO ESTADO ou ESTADO DE COISAS...

Comentários

joão do rosário
26 dias atrás 22 horas atrás

SENHOR PRESIDENTE, DEIXE-SE DE TRETAS: NÓS SABEMOS QUEM O SENHOR É José Maria Neves vem agora dizer que é “muito melho ...

jcf
28 dias atrás 14 horas atrás

Cabo Verde tem uma facilidade extraordinária para comentar o que se passa na casa dos outros. Guiné-Bissau, Angola, Moçamb ...

joão do rosário
30 dias atrás 20 horas atrás

Isto já parece gozo. 177 casos desde o início do ano e já estão outra vez a sacudir o fantasma da pandemia. Sem números ...

Pub-Reportagem

publireport