A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) assinou esta segunda-feira um protocolo com a Universidade de Coimbra (UC) para dinamizar ações de formação, a partir de 2025, afirmou o presidente, Mário Semedo.
"Esta cooperação surge no âmbito do nosso projeto de uma academia”, disse o dirigente, após a assinatura do documento com uma delegação da UC, na Praia.
Mário Semedo considerou que "no futebol, exige-se cada vez mais excelência", pelo que, com estas ações, "os cabo-verdianos terão a oportunidade de participar nalgumas ações de formação", caso da capacitação de treinadores, árbitros, dirigentes e técnicos de saúde, além de atividades noutras áreas (como gestão desportiva ou marketing).
Haverá ainda “conferências e workshops" integradas numa "vasta área de cooperação”, acrescentou Mário Semedo, informando que as atividades vão decorrer nos espaços da FCF na Praia, em São Vicente e no Sal.
O vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, que assinou o protocolo ao lado de Mário Semedo, disse que o documento reflete o vínculo “entre a academia e a sociedade civil".
"Esta oportunidade que o Estado cabo-verdiano, através da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, nos dá é uma hipótese para continuarmos a honrar os nossos 735 anos de história e a fazê-lo através da nossa Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física", concluiu.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments