quinta-feira, 21 novembro 2024

S SOCIAL

Fogo: Projecto de apoio ao micro empreendedorismo feminino ambientalmente sustentável no sector do turismo rural é encerrado hoje

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As actividades do projecto de apoio ao micro empreendedorismo feminino, ambientalmente sustentável no sector do turismo rural visando a resiliência dos sectores vulneráveis na ilha do Fogo são encerradas hoje, 01 de Março.

O projecto, financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e implementada pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e a organização não-governamental Italiana Persone Como Noi (PCN) cobre as ilhas do Fogo, Santiago e Santo Antão.

A cerimónia de encerramento acontece no quiosque “cantinho do café” da localidade de Cutelo Alto, no município dos Mosteiros, construído com financiamento do projecto e durante o evento serão apresentados os resultados alcançados, incluindo a reabilitação de trilhas, criação de centros interpretativos e apoio aos empreendimentos comunitários.

O acto de encerramento contará com a presença da vereadora da Família, Saúde e Acção Social da Câmara Municipal dos Mosteiros, Maria Alves Veiga, do presidente da organização não-governamental Persone Come Noi (PCN), Marco Pedrassi, e da delegada da OMCV na ilha do Fogo, Maria Antónia Garcia, assim como parceiros do projecto.

O projecto apoio começou em 2020 e, apesar de algum atraso devido à pandemia, conseguiu fazer três investimentos com as associações de desenvolvimento comunitário a nível da ilha, nomeadamente, a construção de dois quiosques de raiz em Cutelo Alto (Mosteiros) e Estância Roque (Santa Catarina) e apoiou a cooperativa das mulheres remanescente do vulcão a criar a sede em Achada Furna e ter um espaço onde possam trabalhar e partilhar juntas as dificuldades do trabalho de escultura da pedra vulcânica.

Além dos financiamentos das associações comunitárias das ilhas do Fogo, Santiago e Santo Antão, o projecto estabeleceu um acordo com a OMCrédito da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) para melhorar as condições para a atribuição de crédito para que as pessoas possam melhorar as casas para receber turistas em termos de restauração e hospedagem, além de apoiar com formação as associações de S. Jorge e Estância Roque.

 

A Semana com Inforpress

01 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 21 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 20 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos