domingo, 14 julho 2024

S SOCIAL

Fogo: Projecto de apoio ao micro empreendedorismo feminino ambientalmente sustentável no sector do turismo rural é encerrado hoje

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As actividades do projecto de apoio ao micro empreendedorismo feminino, ambientalmente sustentável no sector do turismo rural visando a resiliência dos sectores vulneráveis na ilha do Fogo são encerradas hoje, 01 de Março.

O projecto, financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e implementada pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e a organização não-governamental Italiana Persone Como Noi (PCN) cobre as ilhas do Fogo, Santiago e Santo Antão.

A cerimónia de encerramento acontece no quiosque “cantinho do café” da localidade de Cutelo Alto, no município dos Mosteiros, construído com financiamento do projecto e durante o evento serão apresentados os resultados alcançados, incluindo a reabilitação de trilhas, criação de centros interpretativos e apoio aos empreendimentos comunitários.

O acto de encerramento contará com a presença da vereadora da Família, Saúde e Acção Social da Câmara Municipal dos Mosteiros, Maria Alves Veiga, do presidente da organização não-governamental Persone Come Noi (PCN), Marco Pedrassi, e da delegada da OMCV na ilha do Fogo, Maria Antónia Garcia, assim como parceiros do projecto.

O projecto apoio começou em 2020 e, apesar de algum atraso devido à pandemia, conseguiu fazer três investimentos com as associações de desenvolvimento comunitário a nível da ilha, nomeadamente, a construção de dois quiosques de raiz em Cutelo Alto (Mosteiros) e Estância Roque (Santa Catarina) e apoiou a cooperativa das mulheres remanescente do vulcão a criar a sede em Achada Furna e ter um espaço onde possam trabalhar e partilhar juntas as dificuldades do trabalho de escultura da pedra vulcânica.

Além dos financiamentos das associações comunitárias das ilhas do Fogo, Santiago e Santo Antão, o projecto estabeleceu um acordo com a OMCrédito da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) para melhorar as condições para a atribuição de crédito para que as pessoas possam melhorar as casas para receber turistas em termos de restauração e hospedagem, além de apoiar com formação as associações de S. Jorge e Estância Roque.

 

A Semana com Inforpress

01 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

António
3 days 9 hours

O melhor para ilha do Fogo

Antonio
9 days 9 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
16 days 7 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências