sexta-feira, 12 julho 2024

I INTERNACIONAL

Rio de Janeiro vai ser Capital Mundial do Livro da UNESCO em 2025

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A cidade brasileira do Rio de Janeiro vai ser Capital Mundial do Livro em 2025, tornando-se na primeira cidade lusófona a receber o título, anunciou a UNESCO.

Em comunicado divulgado hoje, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla inglesa) saudou a “demonstração do Rio de Janeiro da importância do seu património literário, a par de uma visão claramente definida e de um plano de ação para promover a literatura, a edição sustentável e a leitura entre os mais jovens, recorrendo a tecnologias digitais”.

Num comunicado datado de sábado, o Ministério brasileiro das Relações Exteriores realçou que o título vai contribuir “para a promoção da língua portuguesa e das economias criativas em língua portuguesa”.

“Ao felicitar a cidade do Rio de Janeiro pela conquista, o Itamaraty reitera seu apoio à implementação dos compromissos assumidos perante a UNESCO como Capital Mundial do Livro, que incluem o fomento à liberdade de expressão e de publicação, ao direito do público à informação e à livre participação na vida cultural da cidade”, acrescentou o Governo brasileiro no fim de semana.

As comemorações da Capital Mundial do Livro em 2025 começam no dia 23 de abril desse ano.

O Rio de Janeiro vai suceder a Estrasburgo, que ocupará a distinção em 2024. Este ano, o título coube a Acra, no Gana.

A UNESCO recorda que atribui o título de Capital Mundial do Livro desde 2001 e que o Rio de Janeiro será a 25.ª cidade a recebê-lo.

O objetivo da iniciativa é “promover os livros e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora de fronteiras nacionais, e organizar um programa de atividades para todo o ano”.

 

 

A Semana com Lusa 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 1 hour

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 3 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências