O anúncio da conclusão do restauro do Museu da Língua Portuguesa foi feito na segunda-feira, 16, pelo governador do Estado de São Paulo e o Secretário de Cultura e Economia Criativa em visita conjunta ao imóvel situado na Estação da Luz, terminal de comboios em São Paulo. Inaugurado em março de 2006, o museu devastado pelo fogo em 2015, terá a sua reinauguração em junho 2020.
Os próximos passos para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa são a escolha da nova museografia, que se prevê estar concluída daqui a seis meses.
O investimento total no restauro — dos três pisos totalmente destruídos pelo fogo — atinge os R$ 81,4 milhões (c.20 milhões de contos). Várias entidades, incluindo a EDP, a empresa pública de eletricidade, e o governo de Portugal contribuíram com montantes significativos para reconstruir o edifício.
São Paulo é a maior cidade do mundo lusófono e por isso escolhida, em 2002, para sediar o Museu da Língua Portuguesa.
O museu interativo da língua foi inaugurado pelo ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, em representação do Presidente Lula, na presença de dezenas de individualidades convidadas dos oito países da Lusofonia, em 20 de março de 2006. Quatro anos antes, o lançamento da primeira-pedra ocorreu na presidência de Fernando Henrique Cardoso.
.
Fontes: Site do Museu-Estação da Luz.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments