terça-feira, 19 março 2024

I INTERNACIONAL

Caso de infanticídio em Portugal: Presidente Marcelo pede "compreensão" para com mãe (cabo-verdiana) que deixou o bebé no lixo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República de Portugal esteve, este domingo, na celebração da canonização do antigo bispo de Braga, Frei Bartolomeu dos Mártires. Marcelo aproveitou a ocasião para pedir "compreensão" para com a mãe, natural de Cabo Verde, que deixou o bebé no lixo.

Segundo NM, Marcelo Rebelo de Sousa pediu "compreensão humana" para com a situação em que se encontra a jovem, de 22 anos, de origem cabo-verdiana, que deixou o seu filho recém-nascido num ecoponto perto da discoteca Lux, em Lisboa, na passada terça-feira.

"É importante que se tenha a noção e a compreensão humana para o ambiente que rodeou aquele gesto [da mãe] e é bom que aquela criança, quando um dia crescer, não fique com a ideia de que a sua mãe fez aquilo se não por uma razão muito forte que tem a ver com as condições dramáticas de vida social em que teve de tomar aquela decisão", disse o chefe de Estado, em declarações às televisões, à margem da cerimónia de canonização do antigo bispo de Braga, Frei Bartolomeu dos Mártires.

Sobre o caso, o Presidente da República agradeceu ainda "a posição das autoridades cabo-verdianas que se juntam a Portugal na preocupação de encontrar uma forma de defender uma pessoa que, em desespero, total fez o que fez".

É de recordar que a mãe do bebé (natural do Tarrafal de Santiago de Cabo Verde que foi estudar e não teve apoio de familiares em Portugal) já foi ouvida no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, tendo sido decretada a medida de coação de prisão preventiva. A arguida cabo-verdiana está indiciada da prática de homicídio qualificado na forma tentada. A embaixada de Cabo Verde em Portugal já reagiu ao caso e anunciou que vai “recolher mais informações” e prestar todo o apoio necessário à jovem.

PR condecora o sem-abrigo que salvou o bebé

“Em face da notícia tornada pública dando conta de uma jovem cabo-verdiana de 22 anos que terá abandonado o seu filho recém-nascido num contentor de lixo, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal comunica que está a fazer diligências no sentido de recolher mais e melhores informações sobre o caso e prestar todo o apoio que se mostrar necessário”, comunicou, segundo NM, o organismo numa nota divulgada nas redes sociais.

O Presidente da República foi conhecer pessoalmente, na passada quinta-feira, o sem-abrigo que retirou o recém-nascido de um caixote do lixo. Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ao homem, de 44 anos, e considerou a sua ação heróica. "Foi um gesto, mais do que cívico, humano", disse sobre a ação do referido sem-abrigo.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
3 days 15 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
4 days 9 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
11 days 17 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências