Quatro transeuntes, um menino de três anos, uma idosa de 64 anos e dois homens na casa dos vinte colhidos no passeio, morreram na sexta-feira, 6, num acidente com um SUV Porsche na capital alemã, segundo informou a polícia de Berlim.
O veículo tipo jipe subiu o passeio cheio de gente, bateu num pilar de construção e deteve-se numa área desocupada de terreno, no centro de Berlim. Os quatro falecidos no local eram peões, bem como mais duas pessoas que ficaram feridas. O condutor da viatura veio a falecer depois, no hospital.
"Pelas evidências que temos até agora, acreditamos que este foi um acidente de trânsito e não um ato deliberado. Estamos a investigar se uma alegada doença do condutor pode ter sido a causa, entre outras hipóteses", informou no sábado a polícia de Berlim.
A vigília organizada no sábado pelas vítimas incluiu quatro minutos de silêncio e a deposição de flores no local da ocorrência.
Proibir jipes na cidade
Também nesse mesmo dia seguinte ao fatal acidente, ambientalistas manifestaram-se (foto), através do bloqueio ao desembarque de veículos SUV, os designados jipes "assassinos do clima".
Três horas depois, em conferência de imprensa explicaram que o ato visou pedir à edilidade que proíba o trânsito dos jipes nas cidades. "É completamente irresponsável produzir e guiar um SUV, que causa mais acidentes que qualquer outro tipo de carro. O risco de acidente fatal é 50% maior para os peões", disse Benjamin Stephan da Greenpeace.
O porta-voz da Greenpeace deixou também uma mensagem forte para os fabricantes alemães: "Produzam carros eletrónicos, que pesam menos no ambiente"
O banimento parece ter entrado na agenda dos partidos "verdes": "Os carros tipo jipe não são adequados para circular na cidade", disse Stephan von Dassel, Edil de Berlin-Mitte, um dos distritos autárquicos da capital alemã.
Além de serem carros "agressivos", que põem vidas humanas em perigo, os jipes também são "inimigos do ambiente". Ou seja, "mesmo sem acidente já são uma ameaça", afirmou von Dassel.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments