Wednesday, 05 February 2025

Ninguém finge depressão e fracasso, finge bem estar e sucesso

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Quais seriam as motivações para que uma pessoa no seu pleno estado normal, optasse por dramatizar ou fingir depressão? Quais seriam as vantagens para esta pessoa vivenciar esta realidade? O que podemos observar, é que a cada dia, o ser humano tem se tornado um grande obstáculo para si mesmo, por vezes, o caos atua a partir da própria mente. O que se ganha ao mentir que está feliz com a vida? Onde mora a sua verdadeira felicidade no que você tem ou no que você é?

Por Uemerson Florencio*

 

Angustia em qualquer situação é algo doloroso, da mesma forma, depressão só quem vive sabe, não se pode brincar com a esta realidade que muitas pessoas vivem. A depressão é um assunto muito sério e que deve ser tratada com generoso cuidado e profundo respeito. Mas sabemos que pessoas que não buscam ajuda, outras não querem ajuda, outras não se reconhecem com tais problemáticas. Quantas vezes você teve notícias de pessoas que estavam ótimas, na aparência geral, mas altamente ferida por dentro a ponto de atentar contra a própria vida?

 

 

Numa sociedade onde a grande maioria das pessoas tem optado por viver uma felicidade aparente, muitos querem agir com base no suposto padrão de pessoas falsamente felizes. Quantas pessoas estão em constantes gargalhadas para fora e angustiadas por dentro? Porque belas fotos nas redes sociais e tristeza na vida real? 

 

A arte de fingir é datada da história da humanidade, chamamos de arte do disfarce, mas até onde pode ir vivendo uma vida de fingimentos? É a mesma coisa que ter uma caixa muito bem embalada com lindos papéis de presente, mas sem conteúdo dentro. Da mesma forma, podemos dizer – fingir é ter belos pratos arrumados para o almoço sobre a mesa e não ter a comida para comer. Com quantas máscaras constitui a sua face? A tua angustia lhe consome diariamente, mas esta dor você não posta nas redes sociais, porque?

 

Angustia em qualquer situação é algo doloroso, da mesma forma, depressão só quem vive sabe, não se pode brincar com a esta realidade que muitas pessoas vivem. A depressão é um assunto muito sério e que deve ser tratada com generoso cuidado e profundo respeito. Mas sabemos que pessoas que não buscam ajuda, outras não querem ajuda, outras não se reconhecem com tais problemáticas. Quantas vezes você teve notícias de pessoas que estavam ótimas, na aparência geral, mas altamente ferida por dentro a ponto de atentar contra a própria vida?

 

Com o advento da convergência e conveniência dos serviços disponíveis nas múltiplas plataformas de aplicativos celular, observamos que muitas pessoas vivem ilhadas em suas teclas. Dessa forma, elas são teleguiadas pelas imagens fornecidas pelo algoritmo dos aplicativos, os quais estimulam por meio de suas preferências imagens para curtidas e compartilhamentos. É uma verdadeira cadeia imersiva onde seus membros se modelam aos diversos modelos ali expostos. Sendo assim, podemos ver:

 

  • - São casais fracassados, vendo a imagem de bem sucedidos. 
  • - Pessoas pessimistas vendendo a imagem de otimismo tóxico. 
  • - Os falidos financeiramente para ter atenção dos seus iguais, vendem a imagem de pessoas de sucesso.
  • - São pessoas que estão casadas em relações tóxicas dando conselho de boa convivência, mas que não se separa da dor por nada deste mundo.
  • - São moradores de casas maravilhosas cheios de vazios amargos, abusos, dores emocionais e traumas em suas relações, mas que vendem a imagem de pessoas exemplares.
  • - Muitos que não tem certas roupas ou calçados em suas casas, mas fazem fotos nos provados para vendem a imagem que possui aqueles bens.
  •  

Resultado: Vemos pessoas realizarem diversas fotografias em carros que não lhes pertencem, alguma até com a porta aberta e com a chave na mão. Vivendo grandes mentiras!

 

Diante desta grande relação de consumo, vemos crescer os esforços para a exibição de uma qualidade de vida que não existe. Depois que se desfaz o cenário teatral, qual não deve ser o tamanho do prejuízo? Pior ainda, qual não deve ser o tamanho da frustração ou conflito consigo mesmo? 

 

  • - Viver nesta constante mentira seria mesmo a melhor opção de vida? 
  • - Quando será que finalmente esta pessoa viverá uma vida de verdade? 
  • - Será que os milhares de seguidores representam a quantidade de amigos verdadeiros com os quais poderá contar nas suas horas de aflições?
  • - Quem posta as cobranças, faturas de cartão, as dívidas ou as lágrimas de angustia?
  •  

Muito bem, são tantas atitudes contraditórias que chegamos a esta percepção, a maioria das pessoas não fingem depressão, elas fingem estar bem, felizes e bem sucedidas. Afinal, é muito constrangedor viver com os seus próprios defeitos, fracassos e dores públicas. É a camuflagem da realidade por meio de embalagens descartáveis, ou seja, é feio ser de verdade?

 ....

* Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lucas Rincon
6 days 19 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
18 days 15 hours

Mulheres no poder

Julio Goto
18 days 15 hours

...Desrrespeito Nacional .Ausencia da TCV/RTC num mundial.Somos Proficionais Amadores ou o Deus Dará.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos