Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Novo Ano Lectivo: Professor Henrique Varela pede assunção de responsabilidades a toda a comunidade educativa

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O professor da disciplina de Sociologia no Liceu Amílcar Cabral de Assomada, Santa Catarina (Santiago), Henrique Varela, pediu hoje assunção de responsabilidades a toda a comunidade educativa neste novo ano lectivo, aprazado para segunda-feira, 16.

O também activista social fez estas considerações à Inforpress, a propósito do ano lectivo 2024/2025, que segundo o Ministério da Educação deverá arrancar com 115 mil alunos para mais de sete mil professores.

“Apelo à assunção de responsabilidades [de toda a comunidade educativa] e tomar a consciência que a escola é lugar útil e não é lugar para brincadeira. Então quando alguém toma essa consciência vai assumir essa responsabilidade de estudar e de acompanhar na totalidade, cada um cumprindo o seu papel”, apelou o sociólogo.

No seu caso em particular, diz-se preparado e motivado para mais um ano lectivo neste estabelecimento onde leciona desde 2004, comprometeu-se em continuar a dar a sua “contribuição de sempre” e o seu máximo para que a aprendizagem chegue aos alunos.

Segundo disse, tendo em conta que em qualquer outra profissão esteve um professor por detrás, assegurou que não se arrepende de ter escolhido a docência.

“Professor é uma profissão nobre, não é qualquer profissão, e é a profissão mãe de todas as outras profissões. Um professor, um lápis e um aluno transformam a sociedade”, disse.

“A transformação da sociedade passa pelo estudo, pela sabedoria, pelo conhecimento, pela leitura e pela aprendizagem que é a escola que é o gabinete do professor. É a partir desse gabinete que a sociedade se transforma”, considerou.

Por fim, Henrique Varela observou que os professores, independentemente das épocas, estão a cumprir a sua missão e legado com aquilo que a sociedade demanda hoje à sua missão.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos