Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Câmara Municipal do Sal reconhece cidadãos que se destacaram nos domínios da cultura e do turismo

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Câmara Municipal do Sal homenageou na segunda-feira, 09, no Salão Nobre do Paços do Concelho, mais de duas dezenas de cidadãos salenses que se destacaram ao longo dos anos, nos domínios da cultura e do turismo.

O acto, presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, reconheceu os primeiros grupos musicais que foram constituídos na ilha do Sal e que “foram referência em lançar muitos dos grandes artistas” da ilha.

O primeiro distinguido foi o grupo musical “Moitinha”, criado em 1961, por Celso Estrela, Taninho Évora, Luís Rendall, Manuel Eugénio Brito, Agostinho Fortes, Djosinha Duarte, Titina Rodrigues e Arminda Fonseca.

O grupo “Os Únicos”, criado em 1964, também mereceu reconhecimento, por marcar a ilha e as suas gentes.

Outro grupo, também distinguido pela edilidade salense, por ocasião das festividades do município do Sal, é o conjunto “Voz Djacy”.

Ainda no sector da cultura, os artistas salenses Mirri Lobo e Dynamo foram distinguidos, eles que ainda serão homenageados durante o festival da praia de Santa Maria.

No sector do turismo foram homenageados pela autarquia alguns cidadãos que têm contribuído para o desenvolvimento do destino turístico da ilha do Sal.

Segundo o presidente da autarquia salense, Júlio Lopes, é “uma grande satisfação” poder homenagear figuras que tiveram um desempenho e que fizeram realizações nas suas áreas da cultura e do turismo.

“Sal há umas décadas era uma terra de gente castigada e viver no Sal era difícil, por isso é que os funcionários que vinham para o Sal tinham um subsídio de isolamento, mas hoje Sal é uma ilha de valor”, explicou o edil.

“Sal atingiu um desenvolvimento importante na área do turismo e neste momento é um polo relevante de Cabo Verde (...) é uma ilha de referência a nível mundial e tudo isto foi porque tivemos pessoas, como os homenageados, tanto na cultura como no turismo que trabalharam e transformaram o Sal”, continuou.

Por isso, sintetizou, esta homenagem é “mais do que justa” para destacar o papel que esses homenageados tiveram na transformação da ilha.

Em nome dos homenageados, o empresário Manuel Mendes destacou o reconhecimento como “um incentivo até para jovens, para crescerem, aprender e pensar no futuro”.

O acto enquadrou-se as actividades promovidas pela autarquia local para celebrar mais um aniversário do município, a 15 de Setembro.

O ponto alto das atividades é o Festival Internacional da Praia de Santa Maria, que este ano está marcado para na sexta-feira, 13.

A sessão solene comemorativa do dia do município deve ocorrer também na sexta-feira, mas às 16:30, no Salão Nobre do Paços do Concelho, e vai ser presidida pela ministra de Estado e da Coesão Territorial, Janine Lélis.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos