Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

MpD diz que acusações do PAICV sobre fundos do Turismo e do Ambiente são “infundadas e desonestas”

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A secretária-geral adjunta do Movimento para a Democracia (MpD – poder), Vanusa Barbosa, classificou esta terça-feira como infundadas e desonestas” as acusações do PAICV sobre a suposta “não transferência” dos valores arrecadados pelos fundos do Turismo e do Ambiente.

Parece-nos evidente que o PAICV [oposição], vivendo em desestruturação interna, sem ideias, sem propostas, sem equipas, vai-se entretendo em, periodicamente, rebobinar o mesmo riscado disco, a ver se desvia as atenções da sociedade, apontando ao actual Governo as suas más praticas”, disse em conferência de imprensa.

O principal partido da oposição solicitou na segunda-feira a intervenção das autoridades no sentido de se cumprir e descobrir a alegada “violação sistemática da lei” por parte dos Fundos do Ambiente e do Turismo para com os municípios.

Segundo a secretária-geral adjunta do MpD, a partir de 2016, com a alteração dos estatutos dos fundos, imprimiu-se uma maior transparência na sua gestão porque passou a ser feita por um órgão colegial, composto por um gestor executivo e dois vogais não executivos, explicou.

Vanusa Barbosa afirmou ainda que as mudanças feitas garantiram uma “maior transparência" e introduziram a “obrigatoriedade da aprovação e publicação das Directivas de Investimentos Turísticos (DIT) e das Directivas de Investimentos no Ambiente (DIA)”.

Explicou, por outro lado, que as receitas do fundo do turismo são destinadas em 50 % para projectos municipais, 45 % para a administração central e 5 % para a "Marca Cabo Verde".

No caso do Fundo do Ambiente, a dirigente do MpD esclareceu que 60 % vão para projectos municipais, 30 % para projectos da administração central e 10 % para a sociedade civil.

Sublinhou na sua comunicação que os contratos-programa assinados com os municípios desde 2017 preveem as formas e modalidades de desembolso dos valores, ajuntando que “o desembolso dos valores não se faz de forma automática e sem critérios”.

Vanusa Barbosa concluiu afirmando que os fundos do Turismo e do Ambiente vieram mudar a cara das localidades, das vilas, das cidades e do país para dar melhor qualidade de vida à população.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos