Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Linha marítima Praia-Dacar vai ligar pelo menos cinco países da África Ocidental

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 A linha marítima Praia-Dacar vai ligar pelo menos cinco países da África Ocidental, numa extensão de cerca de 3.500 quilómetros, mas ainda sem previsão para o início, disse hoje fonte oficial, em Cabo Verde.

O corredor vai ter uma "autoestrada multinacional", com "seis faixas, e [vai] ligar cinco países, com uma extensão de cerca de 3.500 quilómetros", concretizou o administrador da empresa gestora dos portos de Cabo Verde (Enapor), Eduardo Lima, na Praia, durante um ateliê para finalizar um relatório antes de lançar concursos para a ligação marítima.

Além de Cabo Verde e Senegal, a linha vai ligar também a Costa do Marfim, estando prevista a introdução de "outras redes de infraestruturas que deverão no futuro proporcionar o crescimento económico e social da região", disse.

Questionado sobre quando poderá iniciar-se a ligação marítima, o administrador da Enapor disse que ainda não há uma previsão.

"Não posso dizer que estamos na reta final, porque haverá que validar o caderno de encargos para o lançamento do concurso, para a aquisição de um navio, analisar a forma como o projeto vai ser financiado, ou seja, todavia, há um caminho a percorrer", afirmou.

Eduardo Lima sublinhou que o corredor Praia-Dakar-Abidjan é "um dos maiores projetos de infraestruturação e integração na região" e que a sua execução vai proporcionar aos países da África Ocidental a "oportunidade de promover uma verdadeira integração dos Estados-membros em todas as suas vertentes".

O projeto vai "reforçar o comércio inter-regional e internacional de e para Cabo Verde, através de Dacar, servindo como plataforma" para o estabelecimento da indústria de transformação dos produtos da região e da distribuição para o mercado internacional, "tirando-se vantagens do posicionamento em relação às rotas de comércio internacional e dos acordos de que Cabo Verde é signatário".

 Segundo Eduardo Lima, vai ainda reforçar as trocas comerciais e a cooperação económica de e para Cabo Verde, através de Dacar, reduzir a pobreza e as desigualdades sociais, melhorar o clima empresarial, dinamizando o empreendedorismo e fomentando parcerias de empresariado regional.

"Cabo Verde enquanto país arquipélago, membro da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] e parte do corredor, verá a sua economia ter a oportunidade de se usufruir de forma eficiente de todo o mercado da região, para além de que será uma enorme oportunidade de ligação cultural, transformando de forma permanente e contínua a nossa inserção regional", acrescentou.

A criação de ligações marítimas é um assunto recorrente nas relações entre Cabo Verde e Senegal: em 2021, os chefes da diplomacia dos dois países identificaram o transporte através do Atlântico como um dos pontos para reforço da cooperação bilateral, mas sem avanços.

O Senegal é uma das maiores economias da costa ocidental africana e é o país mais próximo de Cabo Verde.

Dacar e Praia, que estão separados por 650 quilómetros de oceano Atlântico, mantêm relações históricas e acolhem reciprocamente grandes comunidades das respetivas diásporas.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 11 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 17 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 5 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos