Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

"São Vicente ganha Polícia Municipal para exercer funções com resiliência força e determinação nos objetivos", diz ministro

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A ilha de São Vicente passa a partir de hoje a contar com a Polícia Municipal que deverá exercer as suas funções com “resiliência, força, determinação nos objectivos e na missão de equilíbrio e cooperação”.

O apelo foi feito pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, ao presidir hoje à inauguração da sede da corporação, na Rua Renato Cardoso, espaço que neste momento albergará 15 agentes.

O governante começou por enaltecer a parceria entre a Câmara Municipal de São Vicente, Universidade Lusófona de Cabo Verde e Polícia Nacional, que permitiu a formação da Polícia Municipal, primeira do País.

“Foi com grande satisfação que abrimos o curso. Saudei na altura os formandos e desejei sinceramente que tivessem os melhores resultados, que alcançassem o desejado sucesso”, sustentou o ministro.

Agora, ajuntou, inicia-se uma “caminhada de futuro”, que deverá ser feita com “resiliência, força, determinação nos objectivos e na missão de equilíbrio e cooperação”, uma vez que dada às funções de “polícia administrativa”, encontra-se muito próxima dos cidadãos.

“A implementação da Polícia Municipal era um compromisso de há muito, que precisava ser assumido de forma objectiva e empenhada”, afiançou Paulo Rocha, para quem este é “um bom exemplo” que São Vicente está a dar hoje, no dia em que a cidade faz exactamente 145 anos.

Até porque, segundo a mesma fonte, a missão desta polícia está “orientada para o reforço da cidadania, para a redução das incivilidades”.

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, por seu lado, avançou que a “luta” para concretizar o projecto da Polícia Municipal vem desde 2008, mas hoje torna-se realidade numa “data simbólica”, Dia da Cidade do Mindelo, agora tornado feriado municipal.

A ideia de ocupar o espaço, situado na Rua Renato Cardoso, conforme a mesma fonte, foi ideia de um funcionário da câmara e agora acolhe esta instituição que é “um presente” oferecido à cidade.

“Obviamente que a nossa polícia municipal terá muitos desafios na sua fase inicial, o grupo ainda é reduzido, só 15, e terão muito trabalho nessa ilha”, considerou Augusto Neves,

Como representante dos agentes, Daniel Teotónio prometeu estarem presentes para colaborarem com a Polícia Judiciária, Polícia Nacional, e Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) dentro dos limites e competências estipuladas pela lei para garantir “ambiente saudável, tranquilo e de segurança para a população”.

“Em nome do grupo gostaria de dizer à população, que irá ser bem servida, com uma polícia e bem de perto das comunidades que compõe a nossa maravilhosa ilha”, asseverou.

Entre as áreas que deverão intervir, Daniel Teotónio apontou o sector comercial formal e informal, assentos informais, trânsito rodoviário, sector do ambiente, espaços balneares, controlo de ruídos e poluição sonora, segurança nas escolas, entre outras.

Durante o acto foram entregues duas viaturas novas para auxiliar no serviço da corporação municipal.

Os próximos municípios a efectivarem a Polícia Nacional serão Cidade da Praia, Assomada e São Miguel, todos em Santiago, anunciou Paulo Rocha.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 10 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos