Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

CPI ausculta mais personalidades sobre gestão dos fundos do Ambiente e do Turismo

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dá continuidade na terça-feira, à audição de mais personalidades sobre a gestão dos Fundos de Sustentabilidade Social do Ambiente e Turismo.

Em nota de imprensa, a Assembleia Nacional lembra que os trabalhos tiveram que ser suspensos devido aos preparativos da primeira sessão ordinária de Abril, e que nesta retoma estão previstas audições neste dia, às 09:00 ao presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, e às 11:30, ao ex-director geral do turismo, Emanuel Almeida.

A finalidade das audições, segundo explica a mesma fonte, é averiguar a actuação de algumas personalidades sobre factos relevantes para a matéria do inquérito.

As últimas audições aconteceram nos dias 25, 26, 27 de Março e 02 e 03 deste mês ouvindo várias personalidades.

A CPI, liderada pelo deputado do MpD (poder), João Gomes, foi criado com objectivo de averiguar como funciona o sistema de financiamento dos investimentos no domínio do ambiente e no do turismo, quais são e quais foram os projectos financiados com empresas privadas, organizações da sociedade civil, administração central do Estado, incluindo contratos – programa com os municípios, a responsabilidade do Governo, dos municípios, e qual foi o orçamento estimado e o executado.

A questão da gestão dos fundos foi levantada com a publicação, em finais de Maio, pelo Jornal A Nação, de informações de dois relatórios da Inspeçcão-Geral da Finanças referentes aos Fundos do Ambiente e do Turismo, produzidos e enviados ao Governo para homologação há mais de um ano.

A notícia suscitou a pronta reacção do principal partido da oposição, o PAICV, que apontou “graves irregularidades” na gestão dos fundos de 2017 a 2020.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 10 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos